Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
05/05/2022 - 17h25m

Dia Mundial da Higiene das Mãos é celebrado nos hospitais estaduais

Dicom/SES-TO 
Foto: Elder Silva/Governo do Tocantins
HRA promoveu momentos de interação com as equipes e lavagem correta das mãos
HRA promoveu momentos de interação com as equipes e lavagem correta das mãos

Nesta quinta-feira, 05, é celebrado o Dia Mundial da Higiene das Mãos. As unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual estão com programação especial para conscientização do assunto. O Hospital Geral de Palmas (HGP), o Hospital Regional de Gurupi (HRG) e Hospital Regional de Araguaína (HRA) realizam ações coordenadas pelas suas respectivas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Durante toda esta semana, nas unidades hospitalares têm sido feitas atividades de sensibilização em diversos setores como unidade com orientações à equipe multiprofissional objetivando reforçar a conscientização sobre a importância desta ação e como o uso dos adornos pode carrear microrganismos além de despertar para uma prática simples, barata e eficaz que ajuda na redução da disseminação das bactérias no meio hospitalar. "Acho de suma importância estas orientações para nós profissionais e vem fortalecer nossas ações na assistência e cuidado ao paciente", afirmou a enfermeira que atua no pronto socorro do Hospital Geral de Palmas, Bruna Mourão Moura.

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo afirmou que "para prevenir infecções é primordial orientar nossos profissionais quando se trata de assistência à saúde e ofertar um atendimento de qualidade e seguro aos nossos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)".

No HRG, panfletos com informações sobre a higienização correta das mãos foram distribuídos na unidade hospitalar. "Esta prática, de alcance universal da saúde, é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde. A adequada higienização das mãos contribui para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde" disse o diretor geral do HRG, Fernando Bezerra Mota.

Já no HRA, os profissionais de saúde e equipes realizaram um momento de interação e entrega de informativos sobre higienização das mãos. "A prática diária garante mais segurança aos pacientes, servidores, profissionais de saúde e outros setores", enfatizou a supervisora assistencial do CCIH, Lucia do Socorro Gonçalves.

Sobre a CCIH

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) tem o objetivo de desenvolver ações de supervisão e monitoramento do cumprimento das normas e rotinas institucionais, além de treinamentos junto à equipe multiprofissional para a prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente