Dia Mundial sem Tabaco é lembrado com ação de incentivo à atividade física - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
29/05/2017 - 17h28m

Dia Mundial sem Tabaco é lembrado com ação de incentivo à atividade física

Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins 
Valdo França/Governo do Tocantins
A concentração ocorreu na Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia e o grupo de cerca de 50 ciclistas, seguiu rumo ao Parque Cesamar
A concentração ocorreu na Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia e o grupo de cerca de 50 ciclistas, seguiu rumo ao Parque Cesamar

Com os objetivos de conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo cigarro e incentivar a prática da atividade esportiva, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência da Rede de Promoção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, realizou no sábado, 27, o passeio ciclístico Tocantins sem Tabaco. A concentração ocorreu em frente ao Palácio Araguaia e o grupo de cerca de 50 ciclistas seguiu rumo ao Parque Cesamar.

"O cigarro causa um prazer momentâneo, enquanto a prática da atividade física, que é um aliado importante para quem quer deixar de fumar, pode ser uma alternativa saudável de prazer", destacou a técnica da área de Tabagismo, Andréa Cristina Alves.

A técnica explicou que a ação é em alusão à data do Dia Mundial sem Tabaco, que será lembrado no próximo dia 31. "O passeio ciclístico foi aberto ao público, desde ciclistas profissionais, amadores, jovens e crianças", informou.

Superação

Arnor Ribeiro dos Santos parou de fumar em 1989 e, de lá pra cá, o ciclismo faz parte da sua vida. "Eu sou ciclista profissional desde 1994, mas não estou mais competindo, ando só para manter a forma mesmo. O esporte é um vício saudável, quando eu fico uns dias sem pedalar já sinto diferença no funcionamento do meu corpo. Pedalar é tudo de bom".

Lidia Mara Aramal, de 51 anos, levou a família para acompanhar o passeio ciclístico. "Eu acho importante a ação porque o tabagismo provoca muitas doenças e é uma forma de conscientizarmos por meio do esporte. Eu pedalo já tem um tempinho e, recentemente, entrei para o grupo Bike Anjos. Ã? maravilhoso porque fazemos novas amizades, além do bem que faz para a mente e o corpo. Trouxe hoje [sábado] minha sobrinha; neta; amiga da neta; para que desde cedo aprendam que cigarro não é legal", afirmou.

Na chegada ao parque, o grupo participou ainda de atividades como alongamento, zumba e sorteio de brindes e de uma bicicleta infantil; além da aferição de pressão arterial e teste de glicemia, realizado pelos estudantes de Farmácia da Ulbra.

Tocantins com menos fumantes

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, enquanto o Brasil apresenta um percentual de 10,7% de fumantes na população, o Estado do Tocantins possui 6,7%. Atualmente, existem 28 unidades de tratamento ao tabagista em 20 municípios do Estado, mas o programa está sendo ampliado em novos municípios que foram capacitados recentemente.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente