Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
05/05/2022 - 17h34m

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos traz alerta sobre perigo da automedicação

Erlene Miranda - Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação SES-TO
A Assistência Farmacêutica Estadual tem ofertado consultas farmacêuticas aos pacientes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica
A Assistência Farmacêutica Estadual tem ofertado consultas farmacêuticas aos pacientes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica
  • Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos chama a atenção da população sobre os perigos da automedicação

Nesta quinta-feira, 05, é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada a fim de chamar a atenção da população sobre os perigos da automedicação, para a saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta que o uso irracional de remédios pode provocar muitos males à saúde.

A diretora da Assistência Farmacêutica Estadual (AFE)Kédma Maria Carneiro, esclarece que "os medicamentos são substâncias que devem atuar em benefício da saúde do indivíduo. Em sua amplitude, possuem papel de recuperar a saúde, diminuir riscos de doenças crônicas, aliviar sintomas, auxiliar no diagnóstico e prevenir doenças. No entanto, o uso inadequado dos medicamentos produz sérias consequências na saúde dos indivíduos" afirma a gestora.

Conforme dados disponibilizados pela SES-TO, em 2021, 180 pessoas foram internadas nas unidades hospitalares estaduais, devido tratamento de intoxicação ou envenenamento por exposição a medicamentos e substância de uso não medicinal. Já em 2022, nos meses de janeiro e fevereiro, foram 22 internações.

Assistência aos pacientes

A AFE têm ofertado consultas farmacêuticas aos pacientes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. A consulta é para realização da primeira dispensação, com procedimentos de monitoramento farmacoterapêutico do tratamento prescrito.

Também é realizado pela equipe da SES-TO, orientação aos pacientes sobre o uso racional de medicamento e sensibilização quanto à devolução do fármaco, caso haja suspensão ou troca da medicação recomendada pelo médico. Além disso, são feitas demonstrações sobre o preparo, utilização, armazenamento e conservação dos medicamentos e orientações com relação às interações medicamentosas.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente