Diálogo sobre literatura e comunicação aborda cultura e educação indígenas - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
30/10/2015 - 21h43m

Diálogo sobre literatura e comunicação aborda cultura e educação indígenas

Fonte: Andréia Rocha 
Foto: Valério Zelaya

"No mundo ocidental, se você não mostrar conhecimento é considerado "atrasado". Por isso, a literatura é importante, porque ela serve para propagar o conhecimento e a História, também no nosso meio", declarou o autor indígena Olívio Jekupe, que esteve à frente de um diálogo realizado na Oca da Sabedoria, nesta quinta-feira, 29, intitulado "Literatura e Comunicação Indígena". 

 

Jekupe, que já escreveu 15 livros, entre poemas e de literatura infanto-juvenil, destacou a importância do saber entre seu povo. Para o autor, escrever livros é um exemplo de que o indígena também possui habilidades com a linguagem. "Nós gostamos, por natureza, de contar história e, por conta disso, podemos sim ser escritores", frisou.

 

O diálogo debateu temas importantes sobre a educação e cultura indígenas, dentro e fora das aldeias, como a escolha de livros paradidáticos nas escolas e o preconceito, que, segundo Jekupe, está presente também dentro das aldeias. "O indígena que sai do seu território para ir à Cidade sofre preconceito duas vezes. Na Cidade, porque não é â??brancoâ?? e, se voltar para Aldeia, também pode ser rejeitado, porque é tratado como diferente", ponderou o autor, que é da Aldeia Krukutu, no estado do Paraná.

 

Na roda de conversa, Jekupe também abordou a questão dos direitos indígenas e reforçou a união como ferramenta de superação. "Precisamos entender que quando a gente briga entre si, o Estado gosta. Não interessa qual sua etnia, se tem sangue 100 % puro ou não. Para vencer, precisamos nos unir com todos os nossos parentes", disse.

 

Para Otto Mendez, do povo Maia da Guatemala, ter livros de autores indígenas é importante para resgatar a cultura e perpetuá-la. "Precisamos ter isso nas bibliotecas para todas as pessoas conhecerem nossa história, tanto o ocidental como nossos próprios irmãos", declarou Mendez. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente