Durante abertura da Colheita da Safra de Grãos no Tocantins, presidente da FAET destaca liberação de recursos para o Seguro Rural - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
11/03/2016 - 22h04m

Durante abertura da Colheita da Safra de Grãos no Tocantins, presidente da FAET destaca liberação de recursos para o Seguro Rural

Ascom FAET/SENAR do Tocantins 
Ascom FAET/SENAR

A liberação dos recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, da ordem de R$ 400 milhões, que teve seu cronograma publicado na última sexta-feira (04/03) no Diário Oficial da União, foi o destaque do pronunciamento do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), Paulo Carneiro, durante a abertura oficial da Colheita da Safra de Grãos 2015/2016, realizado nesta quarta-feira (09/03), na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, município de Porto Nacional, com a presença do governador Marcelo Miranda e de representantes do setor agropecuário do Tocantins.

Paulo Carneiro reafirmou que estes recursos são fundamentais para trazer maior segurança aos produtores rurais para negociar seu seguro e para tomar a decisão do plantio. De acordo com a ministra da Agricultura (MAPA) Kátia Abreu, "o governo federal decidiu antecipar a divulgação dos valores do seguro rural â?? que tradicionalmente eram anunciados em junho, junto com o Plano Agrícola e Pecuário â?? para permitir que os produtores possam se planejar".

Ainda de acordo com MAPA, foi dimensionada a subvenção para que, tanto nas lavouras de inverno quanto nas de frutas, o nível de proteção seja equivalente em termos de apólices e área a de 2014, quando houve recorde de proteção oferecido pelo seguro. "Então, com R$ 400 milhões em recursos, estamos maximizando a proteção nas lavouras de maior risco, que precisam mais do seguro", assegura a ministra.

No evento, ao lado de produtores rurais de todo o estado, Paulo Carneiro falou da importância do setor agropecuário para o Brasil e, em especial, para o Tocantins, e lamentou sobre os prejuízos que o setor vem sofrendo por questões provocadas pela variação climática. "Somos o único setor que segura o PIB nacional e tocantinense e equilibramos a balança comercial. Mas precisamos da parceria de todos para enfrentar qualquer tipo de crise que possa afetar a agropecuária e a vida dos produtores e trabalhadores rurais", reafirmou Carneiro.

O Tocantins é o maior produtor de grãos na Região Norte do País, produzindo na safra 2014/2015 mais de 4,2 milhões de toneladas em uma área de mais de 1,2 milhão hectares. Mas, de acordo com o 5º levantamento de estimativa de produção de grãos da Conab, divulgado no dia 04 de fevereiro, a produção de grãos na safra 2015/2016, será de 3.816,33 mil toneladas (t), mais de 440 mil a menos que na safra 2014/2015. A área plantada também teve redução, de 1.248 mil hectares na safra passada, para 1.225 mil hectares.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente