Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
30/05/2022 - 22h35m

É do Tocantins! Equipe da Escola SESI de Araguaína sobe ao pódio em duas categorias no 4º Festival de Robótica em São Paulo

Por Brener Nunes com a colabora??o de Najara Barros 
DIVULGAÇÃO

Os alunos da Escola SESI de Araguaína/TO retornam do 4º Festival de Robótica 2022 com duas medalhas:  foi vencedora na categoria técnica ‘Pensamento Criativo’ e vice-campeã na categoria velocidade. A equipe Tucuna é formada por seis integrantes e concorreu com o protótipo TRF3 com cerca de 1,2 mil competidores em 43 equipes entre os dias 27 e 29 de maio no Pavilhão da Bienal em São Paulo.

 

Pela terceira vez na competição, a equipe competiu na categoria F1 voltada a alunos de 9 a 19 anos de idade. Além da construção do protótipo, o projeto da competição precisa ter uma ação social que, desta vez, foi voltado ao público com deficiência visual, autismo e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

 

A diretora da Escola SESI de Araguaína, Carmelita Cavalcante, destacou que os alunos avançaram consideravelmente nesta edição em relação a última. "Nessa temporada avançamos muito nos resultados. Nossa escola foi destaque, nossos estudantes e professores foram incríveis, nosso dever foi cumprido. Estamos preparando nossos estudantes para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente com a questão da tecnologia", disse a gestora da unidade do SESI.

 

O professor e técnico da equipe, Ulisses Queiroz, ressalta o sentimento de dever cumprido. "Para nós foram prêmios muitos significativos, conseguimos evoluir muito no que diz respeito a construção do nosso carro, levando em conta a engenharia e toda aerodinâmica para que ele tenha um bom desempenho na pista. E o resultado foi magnífico, nós ficamos muito felizes. Perdemos o primeiro lugar por uma diferença de 19 milésimos de segundos, o que é menos que um piscar de olhos", pontuou o técnico da Tucuna destacando a satisfação de toda equipe que, segundo ele, irá trabalhar nas falhas e voltar com força total no próximo ano.

 

Para a aluna Maria Eduarda Amaral, de 16 anos, não existem adjetivos na Língua Portuguesa que possam mostrar o quão prazeroso e produtivo foi participar Festival de Robótica do SESI. "É simplesmente surreal. Poder conectar-se com pessoas que estão na mesma vibe é sensacional. A adversidade do torneio não impossibilita que laços sejam construídos, pelo contrário, ela nos une em prol de uma conquista. E o que dizer das corridas? Mais rápido que nosso carrinho só a adrenalina em meu corpo. Vou trabalhar e estudar para voltar em 2023 mais uma vez competindo", ponderou a estudante do 2º ano do ensino médio.

 

O Festival SESI de Robótica é disputado em 3 categorias com faixa etária e tarefas diferentes: a FLL (FIRST Lego League), a FTC (FIRST Tech Challenge) e a F1 (F1 in Schools). 

 

Equipe Tucuna:

 

•         Alunos competidores: Guilherme Pereira Silva, Jullyana da Silva Augusto, Maria Eduarda Amaral, Maria Moraes Vieira, Regimar de Deus Negreiros e Sérgio Gabriel Timóteo da Silva

•         Técnicos: Ulisses Queiroz Parreira e Wlliobson Pereira Leite

•         Diretora da escola: Carmelita Regina Cavalcante

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente