Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
11/03/2022 - 18h07m

Educação apresenta Programa de Recomposição das Aprendizagens para os municípios

Joselia de Lima/Governo do Tocantins 
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Secretário Fábio Vaz ressaltou a importância das parcerias entre estado e municípios
Secretário Fábio Vaz ressaltou a importância das parcerias entre estado e municípios

Com o objetivo de apresentar o Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar) para os representantes municipais de educação, a Superintendência de Educação Básica da Secretaria da Educação (Seduc) promoveu uma live nesta sexta-feira, 11.

Secretários municipais de educação e gestores de escolas municipais participaram da programação que incluiu uma capacitação inicial da parte técnica do programa, detalhando como funciona o Recomeçar.  

O secretário Fábio Pereira Vaz ressaltou a importância do trabalho coletivo entre a Seduc e as secretarias municipais. "Esse é um momento de fazermos um alinhamento com os municípios em relação ao programa Recomeçar, pois o aluno que hoje está na rede municipal irá para a rede estadual. Devemos ofertar um programa único para todos os estudantes. Desta forma promoveremos uma Educação com um padrão de qualidade para todo o Estado. Já temos 65 municípios que já manifestaram interesse em aderir ao Recomeçar", afirmou.

A diretora de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Pereira de Souza, explicou as etapas do Recomeçar, que tem início com a realização de um diagnóstico do nível de aprendizagens dos estudantes. "O programa surgiu para minimizar os desafios surgidos durante esse período de aulas na modalidade remota ou híbrida por causa da pandemia da Covid 19. O objetivo da Seduc é auxiliar os estudantes a evoluírem nas suas aprendizagens", explicou.

O professor Celeziano Dionísio, da rede municipal de ensino de Santa Rosa do Tocantins, avaliou positivamente o programa. "Essa proposta de formação vai contribuir muito com o processo de ensino e de aprendizagem", disse.
A professora Michelle Duarte, de Bandeirantes, Tocantins, ressaltou que "o programa de recomposição é importante para reduzir os impactos na aprendizagem provocados pela pandemia da Covid 19", frisou.

Adesões
O Programa de Recomposição das Aprendizagens será executado de forma sistemática em todas as escolas estaduais, durante o primeiro semestre letivo, com formações, avaliações e reflexões sistemáticas sobre todas as fases. Para desenvolver o programa, a Seduc conta com a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UF JF – MG).

Solange Lucena, da Gerência de Apoio aos Municípios da Seduc, explicou sobre o Termo de Cooperação Técnica entre Estado e municípios. "Os gestores têm até o dia 17 de março para assinar o termo nas Diretorias Regionais de Educação", reforçou.

A presidente da Undime, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, falou que está articulando com os municípios para que todos participem do programa. "Muitas secretarias municipais de educação desejam trabalhar com o Recomeçar, que estamos conhecendo agora. Os técnicos dos municípios farão os ajustes necessários, conforme a realidade de cada região, e todos estão trabalhando de forma integrada para oferecer a educação pública com qualidade", ressaltou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente