Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
09/04/2016 - 19h49m

Eleitores têm até dia 4 de maio para realizar o cadastro eleitoral

Com informações da ascom do TRE 
Divulgação

domicílio eleitoral ou requerer o título eleitoral e ainda não compareceu ao cartório de sua cidade, fique atento aos prazos, pois os procedimentos serão realizados somente até o dia 4 de maio. Após essa data o sistema de cadastro da Justiça Eleitoral será fechado, não sendo permitida a realização dos serviços.

De acordo com estatística do TRE/TO, até o dia 31 de em março desse ano haviam sido realizados 32.423 atendimentos em todas as 35 Zonas Eleitorais, o que representa um aumento de mais de 779% em relação ao mesmo período de 2015, ocasião em que foram registrados 4.161 procedimentos.

Dia 4 de maio também é o último dia para o cidadão que mudou de residência dentro do município informar à Justiça Eleitoral e pedir mudança para uma nova seção mais próxima do novo endereço e também para todos os procedimentos de atualização eleitoral, como alteração de nome (casados), de endereço, entre outros.

O prazo também vale para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção eleitoral especial (Lei nº 9.504/1997), atualmente o Tocantins conta com 6.724 eleitores portadores de necessidades especiais, os quais receberão toda atenção necessária para o exercício da cidadania por meio do voto, para isso, seções especiais estão sendo preparadas e adequadas para receber o eleitorado com esse perfil.

Jovem Eleitor
No Tocantins, a 2ª Semana do Jovem Eleitor, campanha promovida pela Justiça Eleitoral, que aconteceu de 28 de março a 1º de abril, atendeu 1726 eleitores de 16 a 18 anos. O intuito da campanha é despertar nos jovens o interesse e o compromisso com a participação na vida política da sua cidade.

No ranking de atendimento dos jovens eleitores, o Tocantins ficou na frente de Estados como Roraima, Amapá, Espírito Santo e Distrito Federal. O prazo para se alistar e exercer a cidadania ainda nestas eleições de 2016 também encerra no dia 4 de maio.

Dúvidas
Quaisquer dúvidas ou sugestões poderão ser consultadas pela Ouvidoria Eleitoral, no 0800 6486 800, ou diretamente nos cartórios eleitorais, das 11 às 18 horas. Vale lembrar que as eleições deste ano serão realizadas dia 2 de outubro. No Tocantins, devem comparecer às urnas cerca de um milhão de eleitores. (Com informações da ascom do TRE)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente