Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
13/12/2021 - 18h19m

Em 50 dias de Gestão Wanderlei Barbosa, Governo do Tocantins distribui mais de 300 toneladas de sementes a produtores da agricultura familiar

Laiane Vilanova/ Governo do Tocantins 
Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Sementes distribuídas são de milho, arroz e feijão
Sementes distribuídas são de milho, arroz e feijão
  • Governador Wanderlei Barbosa destaca que assistência ao pequeno produtor é uma das prioridades da gestão

Em 50 dias de gestão e há menos de um mês após o lançamento do programa Mesa Farta, o governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, comemora o sucesso do programa que já distribuiu mais de 300 toneladas de sementes para plantio aos pequenos produtores tocantinenses. 


O programa, desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), foi lançado no último mês de novembro, e tem como objetivo apoiar produtores da agricultura familiar que foram impactados pela pandemia da covid-19, principalmente, no que diz respeito à alta no preço dos insumos agrícolas. 

Cada um dos 139 municípios recebeu em média 2,2 toneladas de sementes de milho, arroz e feijão.

"Os produtos da agricultura familiar estão na nossa mesa todo dia, fazem parte da merenda escolar, fomentam a economia nos municípios pela comercialização nas feiras, então é nosso dever enquanto Governo e será uma das minhas prioridades, enquanto governador, prestar essa assistência ao pequeno produtor tocantinense", destaca o governador Wanderlei Barbosa. 


Quem não perdeu tempo e já garantiu as suas sementes foi Valdivina Alves de Oliveira, moradora de São Félix, região do Jalapão. A produtora que mantém a família com o que planta na propriedade ressalta que o programa chegou em boa hora. "No dia que eu recebi o milho eu já cheguei e plantei logo. O milho estava muito caro, eu estava comprando mesmo só no quilo e tava R$ 20, agora com essas sementes eu vou poder colher pelo menos duas sacas, vai ser bom demais", comenta. 


Além de por alimento na mesa dessas famílias, o programa Mesa Farta pretende ajudar na geração e aumento de renda desses produtores, a partir da comercialização de produtos alimentícios. 


Um desses produtos é a pamonha, que o morador do Projeto de Assentamento 700 (Cabecinha), em Couto Magalhães, Antônio Carlos Machado, está pensando em vender. "Com as sementes que eu recebi aqui, que foi 3,5 kg mais ou menos, acho que dá pra colher uns 20 sacos de 50 kg e, a depender da qualidade dele [milho], eu vou colher verde pra fazer pamonha também".


Para Antônio Carlos, viver do que planta é motivo de orgulho. "Eu não tenho vergonha de dizer que vivo da agricultura familiar não, porque você tendo um feijão trepa-pau, a gente vai na feirinha daqui e vende tudo lá. Vendo feijão e mandioca e o milho eu dou comida para os porcos, galinhas, para mim é motivo de orgulho ser agricultor familiar", comemora.


Economia dos Municípios

Em Couto Magalhães, todos os produtores rurais, que se encaixam nas diretrizes do programa, já foram contemplados com as sementes. Ao todo, 3,5 mil Kg de sementes foram distribuídas. O prefeito do município, Júlio César Brasil, ressalta que a iniciativa do Governo do Tocantins vai dinamizar também a economia local. 

"O programa Mesa Farta está sendo uma iniciativa extremamente louvável do Governo Estadual. Aqui em Couto Magalhães nós também lançamos um programa de apoio à agricultura familiar no qual distribuímos adubos aos mesmos beneficiários que estão recebendo as sementes. Entendemos que assim estamos incentivando a agricultura familiar, fortalecendo a segurança alimentar do homem do campo e da cidade, bem como, dinamizando a economia do município",frisa. 

Em São Félix não foi diferente, cerca de 55% dos produtores já foram beneficiados e as expectativas são de uma boa safra. "As sementes chegaram em boa hora para ajudar nesse plantio, nós liberamos duas horas de máquina para cada agricultor poder gradear a sua terra e assim complementar esse importante programa lançado pelo governador Wanderlei Barbosa que com certeza vai alimentar muita gente", ressalta o prefeito Carlos Israel, o Carlão. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente