Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
27/08/2015 - 11h09m

Em emenda, César Halum sugere corte de 14 pastas do governo federal

da Redação 
foto: Divulgação
César Halum disse entender importância de secretarias , mais pondera sobre oneração
César Halum disse entender importância de secretarias , mais pondera sobre oneração

O deputado federal César Halum (PRB) apresentou nesta quarta-feira, 26, emenda à comissão especial que analisa a PEC 299/13, que limita o número de ministérios. O parlamentar sugeriu a redução para 25 pastas e afirmou que, embora as secretarias nacionais sejam importantes, têm onerado a administração pública.

"Nossa emenda sugere que seja reduzido para 25 o número de ministros. Hoje, o que há são 24 ministérios e outras 15 secretarias nacionais com status de ministério. Logo, temos 39 ministros e nossa ideia é que esse número seja reduzido para 25, ou seja, um corte de 14. Na nossa emenda pedimos, ainda, que os cargos dessas pastas sejam extintos. Distribuir cargos é queimar dinheiro dos impostos, mas reduzir cargos públicos é distribuir renda".

O republicano comparou o aparelhamento na estrutura governamental com uma "doença grave" que tem "contaminado" todas as esferas públicas estaduais e municipais. "Além da Esplanada, todos do Poder Público estão contaminados pelo aspecto quantitativo. Existem no Brasil 5.570 municípios e 27 unidades federativas, uma parte significativa vivendo de repasses do governo federal. Cada um deles cultivando sua estrutura burocrática semelhante àquela engendrada pela arquitetura dos ministérios. Desta forma, o Estado brasileiro tornou-se ineficaz e dispendioso".

Halum convocou os poderes Legislativo e Judiciário a também se esforçarem na redução de custos. "Existem muitas gorduras que precisam ser queimadas e o Brasil deve ser repensado com urgência", concluiu.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente