Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
30/09/2021 - 09h35m

Em Lavandeira, Adetuc orienta início da implantação do Conselho Municipal de Turismo

Rodrigues di Sousa e Henrique Lopes / Governo do Tocantins  
Crédito: Adetuc / Governo do Tocantins
Gerente de Produtos Turísticos da Adetuc, Kleiryanne Aguiar, orientou sobre regulamentação para implantação do Conselho de Turismo
Gerente de Produtos Turísticos da Adetuc, Kleiryanne Aguiar, orientou sobre regulamentação para implantação do Conselho de Turismo
  • Ações realizadas na região das Serras Gerais, fazem parte de programa do Governo do Estado para o desenvolvimento do turismo

A formatação de políticas públicas e a união das entidades representativas do trade turístico, poder público e da sociedade civil organizada com foco no fortalecimento do turismo da cidade de Lavandeira, foi pauta de uma reunião que discutiu a importância da implantação do Conselho Municipal de Turismo da cidade localizada na região de Serras Gerais, a 500 km de Palmas. 


Com o apoio da Adetuc, a criação do Conselho Municipal de Turismo tem como objetivo integrar os entes representativos do turismo de Lavandeira para os elaborar e implementar ações que visam consolidar a atividade turística, impulsionando a geração de emprego e renda, por meio da atividade econômica oriunda do turismo e a valorização cultural e social, além da atenção ao meio ambiente. 


Durante o encontro, realizado na Câmara Municipal de Lavanderia, nesta terça-feira, 28, a gerente de Produtos Turísticos da Adetuc, Kleiryanne Aguiar, apresentou a regulamentação para implantação do Conselho e também orientou sobre os avanços possíveis na promoção e a estruturação do turismo, por meio das discussões e do desenvolvimento de propostas elaboradas pela instância. A reunião foi acompanhada por técnicos da Superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos. 


Para a empresária do ramo de alimentos, Cristiane Ferreira Fagundes, as ações da Adetuc no município ampliaram as possibilidades de desenvolver o turismo e a cultura no município. "Podemos ter um conhecimento maior sobre a atuação do conselho e a sua representatividade na criação de uma estratégia eficaz para o desenvolvimento do turismo e Lavandeira e também de toda a região das Serras Gerais"", afirma Cristiane.  


Já o empresário Rodrigues de Sousa destacou que a Adetuc tem sido fundamental no apoio aos municípios e a todo o  trade turístico. "A Adetuc é um órgão de muita importância e tem dado esse destaque para as Serras Gerais. Para nós é um motivo de muita alegria receber o apoio do Governo do Estado, pois isso irá colaborar para o desenvolvimento do nosso turismo, cultura, da nossa economia e do meio ambiente", ressalta. 


A secretária municipal de turismo de Lavandeira, Conceição das Dores Pereira da Silva, revela que a passagem da equipe da Adetuc no município possibilitou uma troca de experiências que abriram os horizontes da gestão municipal e dos empresários.  "Conseguimos adquirir muito conhecimento que agora será implantado no nosso município. Esse auxílio do Governo do Estado, por meio da Adetuc, vai ajudar a nossa cidade e criar projetos que irão garantir mais emprego e renda por meio do turismo e da cultura", declarou. 


Ao abordar a relevância da criação dos conselhos de turismo, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ressaltou a proximidade do Governo do Estado com os municípios e a elaboração de estratégias de fomento ao turismo e cultura. "Com a realização do Avança Tocantins na Região de Serras Gerais e a continuidade no processo de inventariação turística de todo o Estado, temos buscado fortalecer a atuação do Governo do Tocantins no atendimento das demandas do turismo e também promover políticas públicas que atendam as necessidades dos municípios. Nesse sentido, a criação dos conselhos e a integração do poder público e privado e de todas as entidades representativas formularão ações eficazes para que o turismo seja a mola propulsora do desenvolvimento do Tocantins", completou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente