Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
30/08/2015 - 19h46m

Em parceria com cooperativa, Embrapa apresenta a produtores rurais resultados de pesquisas e experimentos desenvolvidos no Tocantins

(com informações da Embrapa). 
Arquivo Embrapa
Produtores irão conhecer as pesquisas feitas pela Embrapa no Estado (Foto: Arquivo/Ruraltins)
Produtores irão conhecer as pesquisas feitas pela Embrapa no Estado (Foto: Arquivo/Ruraltins)

A Embrapa apresenta a produtores resultados de pesquisas e experimentos desenvolvidos no Tocantins. A ação vai acontecer no dia 3 de setembro, em Pedro afonso, durante a V Jornada Tecnológica.

De acordo com Pedro Alcântara, que trabalha com transferência de tecnologia na Embrapa, os temas foram definidos em reunião com cooperados e diretoria da Coapa. "Foram consideradas as demandas dos produtores associadas aos temas em que o Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas (um dos núcleos de pesquisa da Embrapa no Tocantins) possui informações geradas para o estado. Todas as palestras da Embrapa trarão informações geradas para o Tocantins, as quais serão apresentadas pela primeira vez", disse.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, considera que "a Embrapa é seguramente a empresa de pesquisa agropecuária mais reconhecida e com serviços prestados à agropecuária nacional, que orgulha nós, produtores brasileiros". "Isto posto, fica evidente a segurança de uma aliança com a Embrapa na execução de trabalhos de pesquisa e validação de tecnologias já consolidadas. Assim sendo, a participação da Embrapa na Jornada Tecnológica é garantia de resultados absolutamente confiáveis, com aplicabilidade garantida", afirmou.

Estão programadas 11 palestras, abordando variados temas, como: estado da arte da agricultura e da pecuária no Tocantins; zoneamento de riscos climáticos; sistemas de produção e a qualidade do solo no estado; consórcio entre milho e braquiária na safrinha do Tocantins; manejo integrado de pragas em sistemas de produção.

Após grupos de palestras, haverá mesas redondas. Ao final do evento, que deve acontecer das 8h às 18 horas no auditório da Coapa, serão levantadas demandas para a próxima edição. Para participar da jornada deste ano, que não tem custo de inscrição, basta comparecer ao local do evento.

Para o presidente da Coapa, "o produtor/cooperado, quando participa de um evento de difusão de tecnologia como esse proposto, tem acesso à atualização daqueles fatores de produção que vão garantir uma safra de resultados sustentáveis. Desde o acesso a variedades, passando pelos tratos culturais, manejos diversos, entre outros benefícios, temos que ser sempre competitivos. Podemos sintetizar que os produtores, ao participarem deste treinamento/capacitação, vão racionalizar custos e buscar produtividades que permitam uma boa rentabilidade". (com informações da Embrapa).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente