Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
24/05/2022 - 12h59m

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido para a segurança tocantinense, Polícia Penal é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa

Vitória Soares/ Governo do Tocantins 
Foto: Clayton Cristus/ AL-TO/Governo do Tocantins.
A cerimônia, realizada em alusão aos cinco anos de posse dos servidores no Sistema Penal, foi solicitada pelo deputado estadual Professor Júnior Geo
A cerimônia, realizada em alusão aos cinco anos de posse dos servidores no Sistema Penal, foi solicitada pelo deputado estadual Professor Júnior Geo

Com intuito de reconhecer o trabalho desenvolvido em prol dos tocantinenses, foi realizada nesta quinta-feira, 19, sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins, em homenagem aos policiais penais do Estado. A cerimônia contou com a participação de autoridades da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria de Segurança Pública (SSP), deputados estaduais, policiais penais e seus familiares.

Em seu discurso, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, ressaltou que segue dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos policiais penais ligados à Pasta, com objetivo de fortalecer ainda mais o Sistema Penal do Tocantins. "Os policiais penais têm todo o nosso apoio para continuarem desempenhando esse trabalho da melhor forma, seguimos atuando para garantir melhorias estruturais e reconhecimento dos servidores. Estamos buscando sempre assegurar os direitos dos policiais penais, por isso, conto com o apoio da Casa de Leis para que possamos avançar ainda mais, junto com as demais forças de segurança do Estado", reforçou.

Na ocasião, 11 policiais penais receberam certificado de honra ao mérito pelos serviços prestados para a sociedade. Para o superintendente de administração dos Sistemas Penitenciário e Pri sional do Tocantins, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Polícia Penal é fruto da dedicação de todos. "O destaque da Polícia Penal é graças a todos, pois nesses cinco anos tivemos um grande avanço, estamos atuando da melhor forma para reconduzir os custodiados para a sociedade. E é com determinação que continuamos atuando para alavancar ainda mais o Sistema Penal do Tocantins", afirmou.

Reconhecimento

A cerimônia, realizada em alusão aos cinco anos de posse dos servidores no Sistema Penal, foi solicitada pelo deputado estadual Professor Júnior Geo, autor da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 08/2019 que criou a Polícia Penal do Tocantins. Na sessão solene, os deputados estaduais Elenil da Penha, Valderez Castelo Branco e Nilton Franco também reconheceram os esforços da categoria para o desenvolvimento do Sistema Penal no Tocantins.

Para o deputado estadual Junior Geo, essa é uma forma de reconhecer os avanços da categoria. "Eu fico emocionado pela trajetória dos policiais penais, porque eu sei o que é isso, sei cada conquista, cada vida que mudou desde o primeiro dia que vocês conquistaram o direito de serem concursados, sei do empenho e da garra de vocês. Já escutei de muitos policiais penais a mesma frase, sobre o desejo de tornar a Polícia Penal do Tocantins a maior referência no Brasil e, em um curto espaço de tempo, vocês já estão bem próximo disso", ressaltou.

Homenagens

Durante a cerimônia, a policial penal Alyne Soares leu texto autoral em homenagem aos colegas de profissão sobre a importância da atuação da força policial na garantia da segurança para os tocantinenses. Além disso, foram homenageados pelos serviços prestados para o avanço do Sistema Penal tocantinense os policiais penais Ádamo Tadeu Póvoa Mello, Marcondes Marques Marciano, Orleanes de Sousa Alves, Wilton Angelis Alves Pereira Barbosa, Rafael Rezende da Silva, Thiago Oliveira Sabino de Lima, Cleiton Leite Freire Arantes, Arlisson Vieira Alves Ribeiro, Leandro Oliveira de Sá, Lílian de Cássia Cirqueira Santos Moreira e Abraão Rezende Valença.

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins (Sindippen/TO), Wilton Angelis, agradeceu o empenho de todos os colegas que atuaram para a melhoria e reconhecimento do Sistema Penal. "A gente abraça nossas atribuições com muita honra todos os dias, por isso, meu grande agradecimento aos policiais penais do Tocantins, a todos os colegas que se destacaram, que acreditaram que era possível reestruturar o Sistema Penal, que era possível dar outra cara ao Sistema e demonstrar nosso valor como servidores e cidadãos, devolvendo para a sociedade um trabalho de qualidade", afirmou.

O policial penal, Orleanes Alves, relembrou a trajetória e luta da categoria, além das conquistas obtidas durante os anos de atuação. "Nós entramos de uma forma e construímos essa caminhada juntos. O braço forte da execução penal é a Polícia Penal, por isso, só tenho a agradecer pelo belo trabalho realizado desde a posse, todos os avanços até aqui foram possibilitados a partir da dedicação dos policiais penais de todo o Tocantins", disse.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente