Empresários dizem que aumento do ICMS já prejudica o Estado e pedem revisão das alíquotas de diversos produtos - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
28/01/2016 - 09h39m

Empresários dizem que aumento do ICMS já prejudica o Estado e pedem revisão das alíquotas de diversos produtos

Com informações da Ascom Fecomércio Tocantins 

O presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio Tocantins), Itelvino Pisoni, avalia que o pacote de aumento de impostos, principalmente do ICMS, pelo Estado tem dificultado a vida do empresário do comércio. Ele e outros representantes empresariais do Estado reivindicaram a revisão de alíquotas de alguns produtos ao presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (DEM), em reunião na manhã dessa terça-feira, 27.

Foto: Divulgação/Ascom Fecomercio-TO
Pisoni: prejuízo é maior com a economia em recessão

Conforme a Fecomércio, dentre os produtos que são motivos de preocupação para a classe, estão a perda da isenção sobre a batata, cebola, amêndoa, avelã, castanha, nozes, e peixe in natura, já que sua validade era até 31 de dezembro. Ainda preocupam os derivados do leite, carnes bovinas, bufalinas e suínas, cujo aumento da carga tributária foi de 7% para 12% â?? o que equivale a uma alta de 71,4%.

"O aumento do ICMS e a retirada de algumas isenções fiscais estão prejudicando diretamente, tanto o empresário do setor, quanto a população. Principalmente num momento de economia recessiva como a atual", ressaltou Itelvino Pisoni.

Essa foi a primeira reunião sobre o tema ICMS que a Fecomércio participa neste ano. A federação afirma que, entre junho e dezembro do ano passado, a classe empresarial tentou de todas as formas discutir com o governo do Estado â?? ora via Secretaria de Estado da Fazenda, ora via Legislativo e até com o próprio governador Marcelo Miranda (PMDB) â?? "uma negociação participativa sobre o pacote de aumento de impostos do Executivo, para que a medida não afetasse tão negativamente a economia do Estado". (Com informações da Ascom Fecomércio Tocantins)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente