Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
22/03/2016 - 17h02m

Encontro discute gestão de fogo em comunidades rurais do Jalapão

Secom Tocantins 
Tânia Caldas / Governo do Estado

Com o objetivo de dialogar sobre a gestão do fogo e realizar agendamentos das reuniões locais para a construção do calendário de queima, ocorreu no sábado, 19, no município de Mateiros, o 4º Encontro com comunidades rurais da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão.

A oficina teve início com a construção participativa de uma Linha do Tempo, atividade que evidenciou a evolução da gestão local e integrada do fogo e a melhoria das relações e do diálogo com os agricultores, a partir da abordagem do Manejo Integrado do Fogo (MIF) na região. O encontro contou a participação de 44 pessoas, sendo a maioria composta por pequenos produtores e agricultores familiares.

Conforme a gestora da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, estes encontros estão ocorrendo desde o ano passado. "O Manejo Integrado do Fogo é uma das estratégias de gestão deste território, que está localizado no entorno de três importantes Unidades de Conservação de Proteção Integral da região, sendo o Parque Estadual do Jalapão, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Além da temática do fogo, outros assuntos de interesse dos comunitários foram abordados pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Maurício Araújo, que discorreu sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), reserva legal, piscicultura e licenciamento ambiental.

O Turismo de Base Comunitária também foi apresentado, com intuito de despertar, nas comunidades, a valorização das suas potencialidades e peculiaridades, visando à conservação do cerrado e à melhoria na geração de renda das famílias da região.

Outros temas, também de grande importância, foram os saberes e o modo de vida local, abordados pelas pesquisadoras da UnB/Projeto Cerrado-Jalapão, quando apresentaram aos participantes, o contexto das pesquisas realizadas sobre os impactos do MIF e o sistema agrário do lugar.

Cronograma
Por último, foi feito o levantamento das comunidades ali representadas e a elaboração do cronograma das reuniões locais para o agendamento e zoneamento das queimas controladas. Ficou acordado, entre a comunidade, que as reuniões locais acontecerão no final do mês de abril, quando farão o planejamento das queimas, considerando a proximidade da transição entre a estação chuvosa e a estação seca.

Como responsáveis pela organização do evento estiveram, a gestora da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes; a assessora Técnica da GIZ e moderadora do evento, Cassiana Solange Moreira; o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Maurício José Alexandre de Araújo;, a técnica da Seden, Maria José de Araújo; e o agente de Manejo do Projeto do Cerrado-Jalapão, Adão Batista Sousa. Representando a Prefeitura de Mateiros esteve presente, João Miranda de Sousa. Também compareceram ao encontro, os agentes de Manejo Integrado do Fogo (MIF). (Com informações da Secom Tocantins)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente