Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
18/03/2022 - 12h09m

Energia para Crescer é apresentado a instituições e comunidade jalapoeira

Ascom ETO Energisa Tocantins 
Foto: Adilvan Nogueira

O Sebrae Tocantins e a Energisa apresentaram na noite de quarta-feira (17) o projeto Energia para Crescer às instituições que atuam na região do Jalapão e aos representantes das comunidades jalapoeiras. O projeto beneficia cerca de 40 empresas das comunidades quilombolas Mumbuca e Rio Novo (Mateiros - TO) e o Povoado do Prata (São Félix do Tocantins -TO) com estímulos ao empreendedorismo local. 

Durante a apresentação, o coordenador estadual do Turismo do Sebrae Tocantins, Alex Veras, ressaltou que o intuito do Sebrae e da Energisa é promover a abertura para atração de novos investidores e estimular parcerias para o desenvolvimento sustentável do Jalapão. "A gente ouve sobre o Jalapão há muito tempo, mas o que queremos é reunir essas frentes de atuação para ações efetivas e resolutivas. Nós ouvimos a dor da comunidade e tentamos buscar o melhor para eles. Agora, queremos também proporcionar a melhor experiência possível para o turista que vai conhecer o Jalapão", diz. 

O Energia para Crescer tem como objetivo realizar ações de qualificação dos produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, e assim fomentar o acesso a serviços financeiros e atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.   

Para o diretor presidente da Energisa, Alessandro Brum, "o compromisso da Energisa com o desenvolvimento da região do Jalapão ultrapassa o nosso negócio principal de levar energia. Nosso compromisso é também social e é essa a energia que promove a transformação". Durante a apresentação, Brum destacou a participação da presidente da Associação do Povoado Mumbuca, Raylane Ribeiro da Silva. "Ela mostra que tudo o que a gente está fazendo aqui vale a pena e isso é motivo de muito orgulho e emoção". 

Raylane, por sua vez, expressou sua alegria ao ver a apresentação do Energia para Crescer. "Não estamos nem na metade do investimento do que foi planejado para nós, mas já dá para notar a diferença que o projeto está trazendo para as comunidades. Por exemplo, nossa loja já existe há um bom tempo, mas a gente nunca tinha tido uma etiqueta. Agora, nossa marca, nosso nome e a nossa história vão para o mundo. Esse projeto vai transformar a vida e a cara da comunidade, principalmente dos jovens que estão sendo envolvidos nas ações. E tudo isso vai dar certo porque vocês foram ouvir o que a gente precisa primeiro", disse. 

Conduzida pela analista do Sebrae, Admary Monteiro, e pelo gerente de Projeto e Gestão da Energisa, Leandro Fernandes, a apresentação mostrou as ações já realizadas com as comunidades atendidas e as iniciativas previstas. Entre os destaques, estão o fomento ao empreendedorismo por meio do fornecimento de material como sacolas, etiquetas, identificação visual de produtos com logomarca, apoio na realização de eventos, como a Festa da Colheita, e outros. "Nosso dever é manter ativo o resgate da cultura, a produção sustentável do artesanato, a sustentabilidade ambiental – com destaque para a implantação do sistema de produção de peixe e hortas - e promover o desenvolvimento através do empreendedorismo local", afirmou Admary. 

Representantes de diversas organizações estiveram presentes, entre elas, a Abrasel, Fecomércio, Secretaria de Turismo de Mateiros ATTR (Associação Tocantinense de Turismo Receptivo) e Associação Comercial, Industrial, Turismo, Serviços e Agronegócios da Região do Jalapão (ACIRJA), além da imprensa local. 

Iniciado em 2021, Energia para Crescer deve seguir até 2023. Até o final do projeto, a previsão é que sejam realizadas mais entregas, como, por exemplo, o Programa Força Mulher, curso de Elaboração de Projetos e apoio às festas culturais, como a Festa da Colheita do Capim Dourado e a Festa da Rapadura. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente