Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
05/12/2017 - 21h08m

Escola do Tocantins é reconhecida como uma das cinco melhores em gestão escolar do Brasil

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins 
Divulgação/MEC
O ministro da Educação posa com as gestoras premiadas nas cinco regiões do País
O ministro da Educação posa com as gestoras premiadas nas cinco regiões do País
  • Professora Wanessa Zavarese Sechim e o secretário do Acre, Marcos Brandão, foram homenageados

O Conselho Nacional de Secretários de Educação realizou, nesta segunda-feira, 4, a cerimônia do Prêmio de Gestão Escolar (PGE) 2017, em Bonito (MS). O Tocantins foi representado pelo Centro de Atenção Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic) de Palmas, considerado pela iniciativa com a melhor gestão de unidade de ensino da Região Norte. O prêmio visa reconhecer as boas práticas e incentivar o aprimoramento dos processos de gestão das escolas públicas, além de promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores.

A diretora da escola, Marisa Aparecida dos Santos, falou sobre o orgulho de estar entre as cinco melhores gestões do País. "Essa conquista foi de toda a nossa equipe e da comunidade que reconheceu a importância do papel de cada um na gestão da escola. Mesmo estando em uma comunidade carente e não tendo a estrutura física ideal, o Caic consegue fazer um trabalho que faz a diferença na vida de cada aluno, de cada servidor, o que traz também reflexos na comunidade da região", ressaltou.

Para a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Wanessa Zavarese Sechim, que é também coordenadora Nacional do Prêmio, o Caic e as outras escolas finalistas são exemplos positivos de boas práticas que cooperam para a qualidade da educação Brasileira. "Para a rede estadual do Tocantins, é uma honra ter chegado até a final do Prêmio Gestão 2017, representados pelo Caic. Estamos muito felizes, não só pelo reconhecimento, mas por termos tido mais de 400 escolas tocantinenses participando do processo de autoavaliação e de troca de experiências. Queremos parabenizar a equipe, os professores, os voluntários, os alunos e o envolvimento dos pais, da comunidade no processo de gestão do Caic", enfatizou.

A gestora também ressaltou a retomada do Programa Escola Comunitária de Gestão Comunitária, "um compromisso do governador Marcelo Miranda, que já começa a mostrar bons resultados. Acredito que essa ação do Governo contribuiu para esse resultado do Caic e fortaleceu muito a gestão das escolas do Tocantins", relatou Wanessa Zavarese.

Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a relevância do fortalecimento e da difusão das boas práticas de gestão "Queremos saudar e homenagear todas as gestoras premiadas pelas referências positivas no nosso País. Nada pode ir adiante sem uma boa gestão e este momento celebra a gestão escolar de excelência, um dos caminhos para que a gente possa ter uma gestão pública de qualidade", frisou o ministro.  

Histórico de superação

O Caic tem 22 anos de fundação e atende 338 alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental. A escola tem como característica uma gestão democrática e participativa que investe no planejamento participativo, na formação continuada dos professores, no acompanhamento da aprendizagem e na avaliação de resultados com a participação da comunidade local.

Segundo a diretora da escola, a unidade de ensino tem uma história de superação e pelo envolvimento com a comunidade e por meio da autonomia. "O Caic já foi um lugar onde as pessoas só matriculavam seus filhos, por falta de opção e eram extremamente insatisfeitos. Hoje, temos alunos que estudavam em bairros distantes, mas optaram por estudar conosco, porque, aqui, é um lugar em que eles são envolvidos nas decisões, onde eles propõem os projetos e são apoiados, e também porque as famílias veem esse diferencial da pedagogia do amor, com a qual trabalhamos para valorizar o que há de mais importante na Educação: a dimensão humana", contou Marisa dos Santos.

As ações da unidade escolar incentivam o protagonismo juvenil e o voluntariado. Dentre as ações que fazem mais sucesso entre os estudantes está a horta escolar, o projeto de desperdício zero, a banda de música com material reciclado e as atividades de acompanhamento individual de reforço. 

A escola também vem superando as metas anuais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de registrar mais de 97,7% de aprovação, nas avaliações internas. A escola também não possui registro de abandono escolar.

Coordenação Nacional do Prêmio

Na solenidade, a professora Wanessa Zavarese Sechim; e o secretário do Acre, Marcos Brandão, receberam do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Idilvan Alencar, secretário de Educação do Estado do Ceará, uma placa de homenagem pelo trabalho à frente da Coordenação Nacional do Prêmio.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente