Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
17/03/2017 - 12h39m

Escola Estadual Agrícola David Aires França de Arrais promove a 1ª Caminhada Ecológica

Ascom Naturatins 
Divulgação / Governo do Tocantins
Caminhar é um exercício que não requer gastos, é fácil e contribui para a saúde do corpo e da mente.
Caminhar é um exercício que não requer gastos, é fácil e contribui para a saúde do corpo e da mente.

Caminhar é um exercício que não requer gastos, é fácil e contribui para a saúde do corpo e da mente. 
Praticar atividades físicas traz inúmeros benefícios. Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, uma caminhada de 10 minutos proporciona diversos ganhos, como melhoria na saúde do coração, funcionamento do cérebro, saúde óssea, respiração, além de reduzir a depressão e produzir a serotonina, neurotransmissor responsável por emitir sensações como sono, humor, apetite, aprendizagem. 
Com o objetivo de promover uma atividade educativa e recreativa que alie os benefícios ao corpo e à mente e desperte a consciência, a Escola Estadual Agrícola David Aires França, em Arraias, desenvolve neste ano o Projeto Caminhada Ecológica. 
A ação visa sensibilizar a comunidade escolar para mudanças de atitudes e conscientizar a todos da necessidade dos recursos naturais, que não são renováveis e com isso incentivar atitudes sustentáveis. 
De acordo com a gestora da escola, Vernonice Pereira da Costa, durante o calendário letivo serão realizadas três ações do projeto. 
A 1ª Caminhada Ecológica acontece nesta quarta-feira, 15. "Os 150 estudantes e 45 servidores serão conduzidos às 7h, da unidade até a entrada de Arraias de ônibus. 
A partir daí, seguirão em trilha até o morro da cidade. Além do lanche, que será servido na chegada dos alunos, por volta das 9h, o geógrafo Valmir Crispim dos Santos fará uma palestra com a equipe sobre a vegetação, clima, hidrografia do município. Já o professor Rodrigo Almeida explanará sobre as tradições, cultura e história de Arraias. 
Ao final a equipe retorna à entrada do município e posteriormente à unidade educacional". A previsão é que até 10h as atividades sejam finalizadas, explicou a coordenadora pedagógica, Maria Lúcia Barbosa. 
Responsáveis pela ação, a atividade será orientada e acompanhada pelos professores de Educação Física, Margareth Vila Real, e o professor de História, Rodrigo Almeida Aires, que atuará como guia da equipe. 
A Caminhada Ecológica trabalhará a reflexão, aliada ao conhecimento, uma vez que serão abordados assuntos sobre as atitudes das pessoas no dia a dia e o impacto delas no ambiente e na sociedade em que vivem.     
David Aires França A Escola do Campo, localizada na Zona Rural de Arraias, Sudeste do Tocantins, que funciona na modalidade internato, possui estudantes de várias regiões do Estado. 
A unidade oferece aulas para os alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio integrado com curso Técnico em Agropecuária. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente