Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
21/02/2022 - 18h16m

Escolas do Tocantins iniciam a entrega dos livros didáticos 2022

Josélia de Lima/Governo do Tocantins 
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
  •  Escolas começam a entregar os livros didáticos para alunos do ensino médio

As escolas estaduais iniciaram, a partir desta semana, a entrega dos livros didáticos para o ano letivo de 2022. As novidades são as inovações no ensino médio, que apresentam mudanças na carga horária e no currículo. Então, os estudantes do ensino médio estão recebendo livros novos, obras que compõem as quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e também as obras dos Projetos Integradores e Projeto de Vida.

Na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, localizada em Palmas, os professores Maria Eleniusa Nunes da Silva e Antônio Costa Silva, responsáveis pela Biblioteca Elisa Maria, já estão com os livros separados para iniciarem a entrega. "Primeiro vamos atender os estudantes das 1ªs séries, depois, entregaremos os livros para as 2ªs séries e, por último, para discentes das 3ªs séries. Organizamos dessa forma para atender a todos da melhor maneira. Cada estudante assina um termo de responsabilidade e recebe orientações para cuidar dos livros", explicou Maria Eleniusa.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é responsável para levar os livros didáticos até os estudantes localizados nos mais diversos recantos do País. Este ano estão sendo distribuídos 150 milhões de obras didáticas, que beneficiarão 30 milhões de estudantes de 140 mil escolas públicas brasileiras. 

O PNLD compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, materiais de apoio para estudantes e professores das escolas públicas da educação básica do País. Também estão sendo distribuídos os livros para a educação infantil.

As obras de Projetos Integrados e de Projetos de Vida foram elaboradas com base nas diretrizes da reforma do Ensino Médio, com a proposta de promover uma trajetória transformadora na vida dos estudantes, com a promoção do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e estabelecer diálogos constantes.

Livros que motivam os estudos

A cada ano, os livros didáticos estão sendo trabalhados para atrair a atenção dos estudantes, com proposta dinâmica, conteúdos práticos e composição visual agradável.

A estudante Ana Luíza Cruz, 16 anos, aluna da 3ª série do ensino médio, falou da importância dos livros. "Ter os livros didáticos nos motiva a estudar mais, porque temos sugestões de leituras complementares. Gosto da área de linguagens e este ano, estou mais focada nos estudos, porque desejo fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)", frisou.

Tayná Seraine, 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio, ressaltou que o livro didático é uma ferramenta que direciona os estudos.

O estudante Igor Carvalho Cruz, 15 anos, aluno da 1ª série do ensino médio, também falou da expectativa para receber os novos livros. "Com eles temos mais chances de ampliar o conhecimento. Quando recebo os livros gosto de folheá-los e vê o que mais me chama a atenção", contou.

O estudante Felipe Pereira dos Santos, 15 anos, da 1ª série do ensino médio disse que os livros didáticos são importantes para motivar os alunos a estudarem mais e são referências de conteúdos para os estudos em 2022.

Ações integradoras

Celestina Maria Pereira de Souza, diretora de Educação Básica da Secretaria da Educação explicou que antes do início do ano letivo, as escolas promoveram encontros com os professores por áreas integradas para juntos elaborarem os planos de aulas. Uma das mudanças na estrutura do ensino médio é que o currículo que antes era organizado por matérias, agora está sendo por áreas de conhecimento.

"É importante ressaltar que a Seduc orientou as escolas sobre a escolha dos livros didáticos que foi realizada em 2021. Também recomendamos que o aluno deva cuidar bem do livro, porque um mesmo exemplar poderá ser utilizado por mais professores e há livros que ficarão com o aluno durante todo o ciclo do ensino médio", esclareceu Celestina.

Distribuição

 A distribuição dos livros didáticos nas escolas está sendo feita pelas agências dos Correios. Esse trabalho de distribuição começou em novembro de 2021 e se estenderá até o mês de fevereiro de 2022.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente