Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
14/12/2021 - 15h57m

Estudantes do Tocantins se destacam na competição on-line de Educação Financeira

Josélia de Lima/Governo do Tocantins 
Foto: Arquivo/Seduc/Governo do Tocantins
Gabriel, professor Thiago e Adriele satisfeitos de estarem entre os melhores da região Norte
Gabriel, professor Thiago e Adriele satisfeitos de estarem entre os melhores da região Norte

A estudante Ana Beatriz Sousa Costa, 15 anos, e a professora Fernanda Fonseca, da Escola Estadual Major Juvenal, de Tabocão, foram vencedoras do TOP 10, no Torneio de Educação Financeira. A aluna Adrielle Fontinele e Gabriel Neres da Silva, do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí, também venceram a competição na categoria TOP 15.

O Torneio de Educação Financeira foi realizado de forma on-line pelo Robô da ChatClass no Whatsapp, entre outubro e novembro. Nesse período, os estudantes receberam atividades e exercícios que foram respondendo e acumulando pontos.

A professora Fernanda, que leciona Matemática e suas tecnologias, explicou que esse torneio é nacional, dividido por regiões, e as provas aplicaram conteúdos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para a estudante Ana Beatriz, da 1ª série do ensino médio, esse momento tem um significado muito importante em sua vida. "Participar do torneio foi maravilhoso. Os exercícios foram 100% on-line com atividades no formato quizzes, que respondi em casa. Eu já estava acostumada com a rotina de aulas remotas. E a matemática financeira é muito importante para o meu crescimento na vida educacional, pessoal e profissional. Tenho que agradecer a todos que me incentivaram a participar do torneio porque além de aprender eu serei premiada por fazer parte do TOP 10 da região Norte", contou a estudante.

Como prêmios, Ana Beatriz recebeu mentoria sobre educação financeira, um vale compras no valor de R$ 100,00, um leitor de livros digitais e uma medalha de 2º lugar.

A professora Fernanda falou da alegria por esse resultado. "Essa conquista representou um momento de felicidade para a estudante, pois o torneio foi em âmbito nacional. E ver uma de nossas alunas no ranking final foi uma satisfação muito grande. E isso nos motivou. No próximo ano, faremos uma divulgação mais ampla para conseguirmos mais participantes", revelou.

CEM Oquerlina Torres

Do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, os estudantes Gabriel Neres e Adriele Fontinele foram destaque na categoria TOP 15. "Comecei a fazer as atividades como uma brincadeira, até descobrir a ferramenta do ranking que me mostrava os pontos de outros estudantes, isso me fez querer acertar. Os conteúdos apresentados eram algo que eu gostaria de pesquisar e aprender, como porcentagem, desafios de lógica, além de novos aprendizados sobre tipos de investidores. Fico feliz com a minha posição, mesmo sabendo que poderia ser melhor, sendo um novo estudante e tendo dificuldades em interagir e formar amizades. Agradeço ao professor Thiago Lima por essa oportunidade e, na próxima vez, desejo estar entre os melhores", revelou Gabriel.

Para a estudante Adriele, essa iniciativa representou um momento de muita aprendizagem. "Durante o torneio de matemática, aprendemos conteúdos que não vemos em sala de aula, como alguns assuntos aplicados ao mercado financeiro. Gostei muito da forma como as atividades foram aplicadas, poderíamos responder em qualquer hora e lugar. Agradeço ao professor Thiago e à equipe da escola por ter nos incentivado a participar do torneio", frisou Adriele.

O professor Thiago Lima de Morais também comentou sobre a participação dos estudantes no evento. "A iniciativa do torneio de matemática financeira foi muito motivadora para os estudantes e para mim. Falar de investimentos é falar de estratégias matemáticas em prática, isso é fundamental para a vida profissional dos estudantes. Fico muito feliz com o desempenho dos nossos estudantes do CEM Oquerlina Torres que evoluíram com esse torneio e mais ainda tendo dois deles entre os melhores da região Norte", explicou o professor Thiago.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente