Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
07/01/2022 - 11h21m

Fé, devoção e tradição marca retorno da folia de Reis em Lavandeira e Comnbinado

Por Rodrigues di Sousa 
Foto: Rodrigues di Sousa

Uma multidão de fieis e devotos de Santos Reis, reuniram na noite do último dia 05 para o dia 06 para entrega da folia de Reis na residência do trabalhador rural Vilmar Evangelista, no setor Bela Vista em Lavandeira. Desta vez a rainha da folia foi a filha Dyene Evangelista, que cumpria a promessa feita por seus pais Vilmar e Silvania em agradecimento a Deus pela conclusão de seu curso superior.

Os foliões coordenados pelo capitão da folia Jacy Marques, uns dos mais assíduos e antigos foliões, estava com saudade dos velhos tempos de estradas, interrompida em 2020 por causa da pandemia do novo corona vírus (Covid19), mas retomou suas atividades em 2021 com a saída dia 25 de dezembro (dia de Natal) e chega na noite de Santos Reis dia 05 para 06 de janeiro.

Na oportunidade foram aplaudidos os foliões com apresentação de dois jovens, Valdino Neri violão e Lucas sanfoneiro que passou a integrar aos dezenas já tradicionais apartir dessa rodada e se comprometeram voluntariamente em encampar essa tradição religiosa que enche os olhos e corações de uma infinidade de pessoas temente a Deus.

Centenas de fieis e devotos vindos de Combinado, Novo Alegre, Aurora, Campos Belos, Brasília e outras diversas cidades atravessaram a noite e permaneceu no lugar da entrega durante todo o dia e parte da noite seguinte com muita animação, cânticos, forró e comidas caipiras.

No encerramento dos trabalhos oficiais foi anunciada a edição de 2022/2023 e dezenas de fieis e apoiadores anunciaram patrocínios para a grande festa do próximo ano, com doação de animais, alimentos, bebidas e dinheiro para as despesas desta que a cada ano supera suas expectativas.

Por conseguinte o capital da folia Jacy do Som agradeceu os apoiadores da festa atual enaltecendo os prefeitos Roberto César de Lavandeira e Dolfin do Prado de Combinado pelas estruturas de tendas e transportes respectivamente e demais apoiadores, que a cada ano somam fileiras para manter essa que é uma das mais bonitas manifestação de fé em Deus.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente