Feira da Agricultura Familiar mostra potencial produtivo da região sudeste - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 27 de abril de 2024.
14/11/2015 - 23h14m

Feira da Agricultura Familiar mostra potencial produtivo da região sudeste

Alaides Cardoso/Governo do Tocantins 
Alaides Cardoso/Governo do Tocantins
A I Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Almas contou com 60 expositores.
A I Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Almas contou com 60 expositores.

Produtores rurais do município de Almas, cidade a 276 km de Palmas, tiveram a oportunidade de mostrar a diversidade e o potencial de produção do município e região, durante a I Feira e Encontro da Agricultura Familiar, realizada nos dias 12 e 13, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e empresários locais.

A solenidade de abertura contou com a presença da Secretária Estadual da Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga, representando no ato o governador Marcelo Miranda. No seu pronunciamento a secretária reafirmou o compromisso de apoiar e incentivar cada vez mais projetos como esse. "� da terra e da força do trabalhador rural que vem a maioria dos alimentos que chegam à nossa mesa, por isso, apoiamos iniciativas como essa", disse.

O extensionistas João Alburquer Filho, gerente do escritório local do Ruraltins em Almas, afirmou que a Feira é um momento ideal para apresentar à comunidade urbana o trabalho do Ruraltins no município, como também dar a oportunidade aos agricultores de comprarem maquinários agrícolas para a melhoria de sua propriedade, além de promover a troca de experiência e interação entre eles.

"Esse espaço é muito importante, pois além dos produtores estarem vendendo o seu produto, eles podem ainda comprar um triturador, uma motosserra ou ainda fazer um projeto de irrigação, facilitando assim a sua vida no campo. E isso é muito interessante", frisou João Albuquerque Filho.

O gerente ressaltou ainda que cerca de 60 expositores estiveram presentes, comercializando produtos genuinamente da agricultura familiar, como o doce de buriti, a mandioca, farinha, mel, sabão caseiro, frutas e hortaliças, dentre outros. "Temos aqui representantes de dez comunidades rurais que prestamos assistência e hoje estão aqui mostrando o resultado desse trabalho em conjunto. Essa foi a primeira feira realizada no município, mas a intenção é continuar, e o ano que vem, na mesma data, realizar a segunda-feira", pontou o extensionista.

A produtora Rosaltina Xavier levou pão caseiro, paçoca de gergelim, paçoca de carne, canjica, vinho de jenipapo. Para ela, a feira foi uma ótima oportunidade de divulgar seus produtos e ter uma renda extra. "Essa feira é mais um incentivo para nós e para a cidade, porque movimenta a economia. Esse foi o primeiro passo e esperamos que ano que vem estejamos aqui de novo", disse a produtora.

Feira

Exposição de produtos da agricultura familiar, trabalhos manuais e artesanatos, mostra de maquinários, palestras, apresentações de danças folclóricas e shows musicais foram as principais atrações nos dois dias do evento.

Além dessas atividades, a feira contou com palestras sobre o uso dos agrotóxicos, promovidas pelos alunos do Colégio Agropecuário sobre fruticultura, com representantes da Agência de Ciência e Tecnologia (Agetec); e a preservação das nascentes, com representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Na ocasião houve ainda sorteio de diversos brindes, doados pelos comerciantes locais.

Durante o evento foram assinados contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf) no valor de R$ 305 mil.

Os produtos que não foram vendidos  na I Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Almas foram adquiridos pelo Ruraltins, por meio do Programa Aquisição de Alimentos (PAA â?? Compra Direta Local da Agricultura Familiar) e serão doados para entidades beneficentes do município.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente