Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
23/12/2021 - 09h02m

Festas de final de ano exigem atenção para evitar acidentes com a rede elétrica

Fonte: Comunicação - ETO 
Foto: Divulgação ETO Energisa

Final de ano é sempre marcado por intensas celebrações. E mesmo em tempos de pandemia, continua a tradição de muitas famílias e grupos de amigos se reunirem para comemorar o Natal e o Ano Novo. Apesar de ser um momento festivo, é preciso ter atenção com a rede elétrica para evitar acidentes.  

Postes e cabos de energia não devem ser usados como espaço decorativo. Além do risco de choque, objetos na rede podem provocar interrupções no fornecimento de energia. Também é preciso ter cuidado ao utilizar aparelhos de som, de refrigeração, churrasqueiras elétricas e extensões, principalmente próximo de praias ou piscinas. Água e eletricidade não combinam.

Caso precise de uma ligação provisória de energia, entre em contato com a Energisa com antecedência e solicite o serviço. Apenas os profissionais da distribuidora podem atuar na rede elétrica. E lembre-se: evite fazer improvisações. Ligações irregulares, além de ilegais, aumentam o risco de acidentes. Confira as orientações:

– Evite ligar vários equipamentos em apenas uma tomada, pois eleva o risco de sobrecarga e incêndio;

– Mantenha distância de fios partidos ou "descascados";

– Evite o improviso na fiação da decoração. Somente os materiais apropriados devem ser usados. Não se deve substituir a fita isolante por fitas adesivas comuns (crepe ou dupla face) na isolação de emendas e conexões;

– Arames e fios metálicos devem ser usados longe da rede de energia elétrica. Tendas e outras coberturas precisar ser bem fixadas para que, em caso de ventos fortes, não sejam lançadas contra a rede elétrica, causando acidentes e falta de energia;

Em casos de falta de energia, registre a ocorrência nos canais de atendimento. Nunca mexa nos fios de energia nem suba em postes, pois é extremamente perigoso. Somente os profissionais da Energisa podem atuar na rede elétrica.

Fogos de artifício

Fogos de artifício devem ser usados longe da rede elétrica para evitar que a brincadeira acabe em tragédia. "Alertamos sobre a importância de manter distância da rede de distribuição de energia e não soltar fogos na direção de postes ou próximo das subestações. Além dos acidentes, os fogos podem provocar falta de energia em caso de rompimento dos cabos", alerta a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Luciana Teixeira.

Para utilizar fogos de artifício com segurança, primeiramente é preciso adquirir artefatos de boa qualidade, em loja credenciada, e ter pessoas com experiência para manusear. A escolha do lugar para soltar os fogos também deve ser pensada com cuidado.

Seguem orientações de segurança da Energisa com pequenas ações que podem tornar suas festas muito mais seguras:

– Leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos fogos de artifícios no momento da compra e durante sua utilização;

– Sempre procure um ambiente aberto, distante da rede elétrica e sem pessoas próximas;

– Utilize o suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura;

– Jamais coloque artefatos nos bolsos;

– Fogos podem falhar temporariamente no momento da soltura; se isso ocorrer, considere o artefato ativo e não se aproxime. Aguarde alguns minutos até ter a certeza de que ele não oferecerá riscos;

– Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros, álcool, objetos inflamáveis e os fogos de artifícios em locais fora do alcance das crianças.

Acidentes com postes

Neste ano, o total de acidentes de trânsito envolvendo postes de energia no Tocantins deve ser 50% maior do que o registrado em 2020, quando houve 481 ocorrências.

Além do impacto da batida, que pode ter graves consequências para os ocupantes dos veículos, pode haver contato de cabos energizados com o chão ou com o veículo. Essa situação traz risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades. 

A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes. No entanto, mesmo assim, é grande o risco quando ocorre uma colisão. "Isso é muito preocupante, não só pelo valor do poste, mas principalmente pelo valor da vida. É um grave acidente de trânsito e, no lugar do poste, poderia estar uma criança, um ciclista, uma família", destaca Luciana Teixeira.

Canais de atendimento

Em caso de acidente com a rede elétrica, é fundamental manter a calma, evitar contato ou proximidade com os cabos de energia e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330).

A Energisa ainda disponibiliza atendimento digital pelos canais:

- WhatsApp - 63 9222-6664

- Aplicativo Energisa On (iOS e Android)

- Agência digital: www.energisa.com.br

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente