Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
08/06/2022 - 22h40m

Festas Juninas: saiba como reforçar os cuidados e deixar a festança mais segura

Ascom ETO Energisa 
Foto: Divulgação - ETO Energisa

Enfim, chegou o período das festas juninas. Mas, para que todos os ‘arraiás’ sejam aproveitados com toda e pompa e circunstância que a data pede, é importante manter atenção redobrada à segurança: cuidado com fogos, fogueira, decoração e também com a rede elétrica.  

 

Se for decorar a frente da casa com bandeirinhas, a recomendação é colocar longe de postes. Também é importante evitar amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas e substituir os enfeitas de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede

    

Para tornar os festejos juninos mais seguros é preciso se atentar às instalações elétricas e evitar o uso de extensões e benjamins de forma permanente, caso a comemoração seja realizada em casa. "Ao escolher os locais que ganharão a decoração temática é necessário, também, respeitar os pontos de energia. Os bocais de lâmpadas, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios", alerta a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Luciana Teixeira 

 

"Nossas equipes estão sempre de prontidão para atender todas as ocorrências, caso necessário. Mas, para nós, é muito mais importante estar próximo aos clientes, mostrando a importância de ações preventivas e seguras. Por isso, estamos sempre compartilhando informações sobre o assunto e nos colocando à disposição para solucionar qualquer demanda que envolva energia elétrica", reforça. 

 

E mais: nunca se deve manusear equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados. "A princípio, essa dica pode parecer óbvia, mas é muito comum as pessoas saírem da piscina, descalças e, com o corpo molhado, buscarem uma bebida gelada no freezer, ou aumentar o som, por exemplo", complementa Luciana Teixeira. 

  

Muito cuidado no manuseio de fogos de artifício e festejos juninos. Não deixe que sejam usados por crianças, principalmente se não estiverem acompanhadas e um adulto. Nunca solte fogos próximos da rede elétrica ou de locais impróprios, como hospitais ou abrigos.

  

No caso da fogueira, observe a distância da rede elétrica, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia. Quanto aos balões, a recomendação é que sejam evitados, afinal, além de crime, o seu uso pode causar grandes acidentes e incêndios, principalmente se caírem dentro de matas ou subestações. 

  Outro ponto importante para quem vai aproveitar os festejos juninos fora de casa. Para quem alugou um espaço ou vai fazer uma festa em um espaço é muito importante que faça a solicitação de ligação provisória, evitando gambiaras. "A primeira recomendação é não fazer ligações clandestinas junto à rede elétrica externa, caso queira iluminar uma área temporariamente para o arraial. Além de crime, oferece alto risco e pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia", reforça Luciana. 

  

Para os clientes que desejam o serviço, a solicitação deve ser feita junto à concessionária com, no mínimo, 48h de antecedência. E se precisar fazer qualquer tipo de instalação elétrica, a orientação é procurar um profissional qualificado para realizar o serviço. 

   

A coordenadora de Segurança orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a concessionária pelo telefone 0800 72 13 330 para que seja feito o desligamento da energia. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente