Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
11/08/2017 - 17h54m

Fiés do Senhor do Bomfim transforma BR 010 em via dos romeiros nesta semana de festa.

Rodrigues di Sousa 
Divulgação google

A romaria do Senhor do Bonfim iniciada pelas novenas (quando os fiéis rezam por nove dias) iniciada no último dia 6, movimenta comunidade. A festa em homenagem ao Bom Jesus do Bomfim "Senhor do Bomfim", realizada no povoado de Bonfim, a 23 km de Natividade, está entra as 10 maiores do Brasil é a maior Romaria do Tocantins. O evento segue até o dia 17 de agosto.

Nos 12 dias de festejos, o pequeno povoado, onde vivem cerca de 100 pessoas, deve receber cerca de 90 mil fiéis de vários estados. Além da programação oficial, o padre Leomar Souza, responsável pela organização do evento, disse que serão realizadas cinco missas durante todos os dias.

A origem da romaria tem relação com o surgimento de Natividade. Portanto, mesmo sem comprovação histórica, os moradores do local acreditam pelos relatos de parentes que é provável que a festa seja realizada há 279 anos, idade do município.

A nesta época a rodovia BR 010 fica movimentada pelos peregrinos vindos de diversas partes do Estado, em especial de Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis, Arraias e da própria cidade de Natividade etc. Os Romeiros correm perigo na rodovia, por não contar com um acostamento espaçoso. Em 2014 a então candidata a senadora Katia Abreu, usou o então Ministro do Turismo Vinicius Nobre Lages para falar em seu nome prometendo recursos para pavimentação da via dos romeiros, mas ficou apenas em promessas de campanha e depois que ganhou a eleição apertada nunca mais se falou mais nisso e nem si quer teve coragem de voltar a romaria.

O governo do Estado, um dos principais parceiros e patrocinador da Romaria do Bomfim, monta todos os anos uma mega estrutura de segurança com remanejamento de policiais militares, bombeiros e civis para garantir a ordem pública e seguranças dos romeiros, mesmo assim muitos delinquentes vão a romaria para bater carteiras. Outro serviços de responsabilidade do estado e o sistema de abastecimento de agua através da Agencia Tocantinense de saneamento (ATS), para abastecer os romeiros, barraqueiros e mascates vindos do Brasil inteiro. Outra estrutura realizada pelo governo do Estado são as diversas tendas de apoio aos peregrinos, onde conta com enfermeiros para aferição de pressão, frutas, caldos, água e outros atendimentos.

Já a prefeitura de natividade é a responsável pela limpeza do local, desde o início até quando todos deixam o local. Na área externa da vila é organizado uma grande área para monte de barracas de bares, restaurantes, área de camping, boates, estacionamento, etc.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente