Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
22/06/2022 - 15h32m

Finais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) começaram nesta quarta-feira, 22

Cristiano Viana/Governo do Tocantins 
Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins
Paulo Henrique Oliveira Silva, de Combinado, venceu o salto em distância
Paulo Henrique Oliveira Silva, de Combinado, venceu o salto em distância
  • Equipe de atletismo do Colégio Estadual João de Abreu, de Dianópolis
  • Atleta Stefany Marques, de Porto Alegre do Tocantins, venceu a corrida de 3 mil metros
  • Equipe de atletismo do Colégio Estadual João de Abreu, de Dianópolis

A etapa estadual dos Jogos Estudantis dos Tocantins (Jets) 2022, promovidos pela Secretaria da Educação (Seduc), teve início nesta quarta-feira, 22, em Palmas, na categoria 15 a 17 anos. Os atletas classificados nas fases regionais em modalidades individuais e coletivas disputam as finais das competições até domingo, dia 26.

As provas de atletismo aconteceram na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e reuniu estudantes que representam escolas localizadas nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) do estado, incluindo alunos indígenas.

Fabrina Laranja Apinajé, 16 anos, está na 2ª série do ensino médio, na Escola Estadual Indígena Mãtyk, de Tocantinópolis. A atleta pratica arremesso de peso nas aulas de Educação Física, tendo chamado a atenção do professor desde os primeiros contatos com o esporte. Ela se mostrou confiante e disse: "meu professor sempre me incentiva muito e isso me motiva a acreditar que eu posso ter um bom resultado".

A equipe do Colégio Estadual João de Abreu, em Dianópolis, trouxe oito finalistas em diversas modalidades do atletismo. Segundo o treinador, Edinho Batista de Oliveira, o bom desempenho se deve ao investimento que a escola tem feito no esporte, especialmente no atletismo. "Tudo isso é fruto dos treinamentos, do esforço e da confiança que os alunos depositam nos professores", disse o profissional, acrescentando que o objetivo é formar atletas e elevar o nível do atletismo.

A prova de salto em distância masculino já consagrou o campeão dos Jets 2022. O atleta Paulo Henrique Oliveira Silva, 17 anos, é aluno da Escola Estadual Joaquim de Sena e Silva, situada em Combinado (região sudeste). O estudante começou a se especializar na modalidade em 2019, ano em que também foi campeão dos Jets. O jovem sonha alto e se empolga ao falar sobre a possibilidade de se tornar profissional. "Faço parte da seleção tocantinense de atletismo, estou focado e o que mais quero é ser um atleta de alto nível, quem sabe até participar de uma olimpíada", disse.

A corrida de meio-fundo em três mil metros também já tem o resultado definido. A atleta Stefany Marques, 16 anos, representa o Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Porto Alegre do Tocantins. "Sempre fui envolvida nas competições interclasses, onde descobri que tenho talento para correr. Passei a levar a sério o esporte, mas me mantendo firme nos estudos. Chegar até a final e vencer dão uma sensação de felicidade e orgulho de mim mesma", comemorou.

Outras Modalidades

Na manhã desta quarta-feira, 22, os Jets deram início também às provas de natação (no Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins – Unidade II); badminton (na Associação Nipo Brasileira); e tênis de mesa (no Colégio ULBRA Palmas). As competições de judô acontecerão na Associação Nipo Brasileira, a partir das 18h30.

Os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) realizaram as competições finais de tênis de mesa e parabadminton, no Colégio ULBRA Palmas. A divulgação dos resultados finais desses jogos do Parajets e de todas as modalidades individuais do Jets está prevista para às 21h desta quarta, 22.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente