Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
02/12/2021 - 09h42m

FomenTO lança plataforma digital para linha de crédito voltada ao turismo

Carla Fayad/Governo do Tocantins 
Foto - Divulgação Governo do Tocantins

A nova plataforma oferece mais acessibilidade para o cliente ingressar na linha de crédito Fungetur, voltada aos empreendimentos na área de turismo de até 30 mil. Para valores maiores o cliente poderá procurar a Agência FomenTO mais próxima e se informar das melhores condições.

Carla Fayad/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, através da linha de crédito do Fundo Geral do Turismo – Fungetur, ofertada pela FomenTO, lançam a plataforma digital: "FUNGETUR CAPITAL DE GIRO" que facilita acesso à linha de crédito Fungetur de até 30 mil. Através desta plataforma, disponibilizada no site da Fomento ( www.fomento.to.gov.br ), o interessado poderá ter acesso às condições de financiamento, a documentação necessária, realizar simulação de crédito e solicitar a linha. Tudo isto sem a necessidade de se deslocar até uma agência.

Esta é mais uma iniciativa do Governo Estadual em prol de fortalecer e movimentar a economia tocantinense. Por meio da linha Fungetur do Ministério do Turismo, a Agência de Fomento lidera hoje como a financeira que mais atendeu empreendimentos de turismo no Tocantins.

"Conseguimos prorrogar para 2022 um recurso importante para o turismo. O FUNGETUR é uma linha atrativa para todos os empresários da área do turismo, visto que é uma linha de crédito com uma carência longa e algumas podendo chegar até cinco anos de carência. A linha é voltada para quem deseja empreender ou reformar seu estabelecimento, ou ainda iniciar uma nova empresa. O crédito poderá ter até cinco anos de carência e pode ser pago em até vinte anos, o que oferece ao empresário tempo para se reestruturar. Para aquele que deseja somente um capital de giro, algo mais rápido, poderá ter até 12 meses de carência. A Linha de Crédito Fungetur é vital para todos os setores que envolvem o turismo como: hotéis, agências de viajem, pousadas, bares e restaurantes que foram amplamente afetados neste momento de pandemia." Destacou a Presidente Denise Rocha.

QUEM PODE ADERIR AO FUNGETUR

A linha de crédito Fungetur é voltada a empreendimentos de lazer de grande e pequeno porte podendo chegar até o valor de 3 milhões e a Agência de Fomento busca atender o maior número possível de cidades turísticas do Estado. O crédito está disponível para solicitação nas modalidades de capital de giro, capital fixo e para obras civis: implantação, reforma ou modernização, além do recurso para aquisição de bens. Cada modalidade com benefícios distintos quanto a prazos e carências.

O crédito do Fungetur pode ser solicitado por restaurantes, hotéis, pousadas, cafeterias, bares e similares; Acampamento turístico; Agência de Turismo; Guia de Turismo; Parque Temático; Organizadora de Eventos; Transportadora Turística; Parque Aquático; Empreendimento de Lazer; Locadora de Veículos para turistas; Prestador Especializado em segmentos turísticos; Casa de Espetáculo; Equipamento de Animação turística; Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva; Prestador de Infraestrutura para Eventos e Centro de Convenção, desde que sejam ligados ao turismo e possuam o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

PRAZOS E TAXAS

A linha de crédito poderá ser paga em até 20 anos e em até 60 meses de carência, para a modalidade de investimento; bem como disponibiliza uma carência de até 12 meses, quando o recurso for solicitado para capital de giro, com taxa de juros de 5 % ao mês + Sistema Especial de Liquidação de Custódia (Selic). É voltada especificamente para o segmento do turismo, disponível para pessoas jurídicas de direito privado, empreendedores individuais, microempreendedores (MEI) e para pequenas, médias e grandes empresas, legalmente constituídas e estabelecidas no setor do turismo.

Para valores maiores de 30 mil o cliente deverá procurar a Agência FomenTO mais próxima para solicitar o crédito.

COMO ADERIR AO PROGRAMA

Para aderir ao programa, o cidadão pode acessar o site da FomenTO www.fomento.to.gov.br . Na parte superior da página principal, selecionar a modalidade "FUNGETUR CAPITAL DE GIRO" através do botão "solicite aqui". A  primeira tela expõe as condições e documentações; clique  no botão próximo  pra dar continuidade a solicitação do crédito, respondendo o cadastro e anexando a documentação necessária.

Demais dúvidas, entre em contato com a FomenTO pelos telefones: (63) 3220-9804 ou (63) 99993-6626 (WhatsApp).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente