Frente Parlamentar da AL vai apoiar ações no Matopiba no Tocantins - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
29/02/2016 - 23h08m

Frente Parlamentar da AL vai apoiar ações no Matopiba no Tocantins

Maisa Medeiros/AL 
Foto: Clayton Cristus
Acordo vai beneficiar pequenos produtores do Matopiba
Acordo vai beneficiar pequenos produtores do Matopiba

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM), participou na manhã desta segunda-feira, 29, do seminário Diálogo Brasil â?? Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos no Matobipa. A sigla se refere às áreas produtivas dos estados do Maranhão, Tocantins, sul do Piauí e oeste da Bahia. Foi assinado ainda o Memorando de Cooperação entre o Governo do Japão e do Brasil no campo da agricultura, além da criação de duas frentes para apoiar projetos de desenvolvimento para a região: a Frente Estadual de deputados e a Frente dos prefeitos.

Assinaram o termo de criação das frentes, além de Osires Damaso, a presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputada Juliana Moraes (PMDB), e os deputados federais do Tocantins, Irajá Abreu (PSD), Carlos Henrique Gaguim (PMB) e Dulce Miranda (PMDB).

Já o documento de cooperação assinado pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), e pelo ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromich Matshushima, prevê ações conjuntas para projetos em rodovias, ferrovias e hidrovias. O acordo também abrange a cooperação técnica com pequenos produtores, investimentos em centros tecnológicos e promoção do empreendedorismo rural.

Outro ato assinado foi chamado de "Declaração de Pautas" e consiste em uma pauta de investimentos conjuntos. Foi sugerido ainda pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), uma audiência dos governadores dos estados do Matopiba com a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ministra da Agricultura a fim de acelerar a liberação de recursos.

Além de palestras, os governadores do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), do Piauí, Wellington Dias, do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), apresentaram os potenciais de seus estados e enfatizaram os investimentos em produção de alimentos, energia e gás natural como forma de contornar a crise.

O evento contou com a participação do embaixador japonês Kunio Umeda, de empresários japoneses, além de políticos e estudantes brasileiros. Também compareceram os deputados estaduais do Tocantins Mauro Carlesse (PTB), Toinho Andrade (PSD), Rocha Miranda (PMDB), Luana Ribeiro (PR), Nilton Franco (PMDB), Valdemar Júnior (PSD) e Amália Santana (PT). A lista de autoridades políticas se completa com a deputada estadual Dorinha Seabra (DEM), e os senadores Donizete Nogueira (PT) e Ataídes de Oliveira (PSDB). (Maisa Medeiros).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente