Gaguim deixa o PMDB e se filia ao Partido da Mulher Brasileira, criado em setembro - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
25/11/2015 - 21h34m

Gaguim deixa o PMDB e se filia ao Partido da Mulher Brasileira, criado em setembro

Do Portal CT 
Divulgação

O deputado federal Carlos Gaguim deixou o PMDB nesta terça-feira, 24, para se filiar ao recém-criado Partido da Mulher Brasileira (PMB). Ele já anunciou ao bloco peemedebista na Câmara Federal e também protocolou sua desfiliação ao PMDB e filiação ao PMB. "Temos projetos futuros e queremos construir um partido forte no Tocantins e no País", afirmou Gaguim.

A nova sigla está recebendo diversos parlamentares, que se aproveitam agora da janela aberta para trocar de legenda, semo risco da infidelidade partidária. Apesar do nome, a legenda está recebendo tanto homens quanto mulheres.

A criação do Partido da Mulher Brasileira (PMB) foi aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral por unanimidade no dia 29 de setembro.

Gaguim, que assume a presidência do PMB no Tocantins, avisa que ingressa na legenda de olho da Prefeitura de Palmas em 2016 ou no governo do Estado em 2018. "Mas também está conversando com lideranças expressivas do Tocantins, que vão se somar conosco nessa luta", adiantou o parlamentar.

DIVERGÃ?NCIAS

Gaguim trocou o PTB pelo PMDB em 2005, para acompanhar o governador Marcelo Miranda, que tinha deixado o PSDB e a extinta União do Tocantins, no rompimento com o ex-governador Siqueira Campos (PSDB).

Pelo PMDB, Gaguim foi eleito deputado estadual em 2006. Depois começaram as divergências com Marcelo na disputa pela presidência da Assembleia em 2007. Gaguim venceu o governo Marcelo Miranda, derrotando o então deputado estadual César Halum, e a relação deles, a partir de então, ficou estremecida.

NOVOS CONFRONTOS

Em 2009, com a cassação de Marcelo, Gaguim assumiu o governo do Tocantins e tentou a reeleição em 2010 pelo PMDB, mas perdeu para Siqueira Campos.

Nas eleições municipais de 2012, Gaguim se uniu numa cruzada com o então presidente do PMDB e deputado federal, Júnior Coimbra, contra o grupo do governador Marcelo Miranda. A briga entre os dois segmentos peemedebistas chegou ao ápice no ano passado, quando Coimbra tentava ser candidato a governador e Gaguim, a senador. Nesta época, Marcelo passou a contar com o apoio da hoje ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que ingressou no PMDB em setembro de 2013.

Após as eleições de 2014, Kátia rompeu com Marcelo e se aproximou de Gaguim.

Na tribuna da Câmara, agora deputado federal, o ex-peemedebista vem fazendo fortes discursos contra o governo Marcelo Miranda.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente