Ganho de produtividade em empresas do Tocantins é o dobro da média nacional - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
22/11/2019 - 23h23m

Ganho de produtividade em empresas do Tocantins é o dobro da média nacional

Ascom CNI 
Foto: Adilvan Nogueira
Bolos do Cerrado foi uma das empresa analisadas
Bolos do Cerrado foi uma das empresa analisadas

O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) no Tocantins registrou um aumento de produtividade de 51% nas empresas participantes no setor de madeira e móveis. O percentual é o dobro do registrado na média nacional (25%). Para conhecer de perto as ações implementadas com o objetivo de replicá-las em outros estados, uma missão técnica da Coordenação Geral do Procompi com representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae desembarca nesta segunda-feira (25) em Palmas.

"O intercâmbio de experiências é fundamental para aprimorarmos a gestão e conquistarmos resultados mais expressivos", comentou Cristiano Silva, representante da CNI na Coordenação Geral do Procompi. "Quando vamos até a ponta e interagimos com os empresários atendidos pelo programa, entendemos melhor todos os ganhos e os ajustes pontuais que podem ser feitos na gestão", completou Cristiano.

Em Tocantins, o Procompi atende a 100 empresas de cinco setores industriais: reparação de veículos, alimentos e bebidas, têxtil e confecções, cerâmica, madeira e móveis. A conclusão do projeto no estado está prevista para fevereiro de 2020. No total, CNI e Sebrae investiram R$ 700 mil em ações de qualificação em diversos módulos como gestão, marketing e vendas. Os consultores contratados analisaram as necessidades, os gargalos e as oportunidades pouco exploradas pelas empresas. De forma integrada com os proprietários ou representantes delas, eles buscaram soluções para aumentar a produtividade, reduzir desperdício e, consequentemente, melhorar a competitividade dos participantes.

Entre os beneficiados, está Ana Paula Siqueira Felix, proprietária da Bolos do Cerrado. A empresa que existe há seis anos, conta com 31 funcionários, dois deles contratados enquanto o Procompi estava em curso. "A consultoria ajudou muito na reestruturação do negócio e aumentou o nosso faturamento em 10%, consequentemente precisaremos aumentar o quadro de colaboradores. Por isso, além dos dois profissionais recém-contratados, estamos selecionando outros dois", afirmou Ana Paula, que unificou a produção das quatro lojas, ação que reduziu desperdício com a centralização de compras e estoque.

Agilidade â?? No ramo de reparação de veículos, o empresário Manoel de Jesus Abreu Glória foi um dos participantes do Procompi em Palmas. "Antes os carros demoravam um, dois dias para sair da oficina. Hoje, com a organização que fizemos, eles geralmente saem no mesmo dia. Com isso, podemos atender mais clientes", comentou. Ele planeja transferir a oficina para um terreno próprio e contratar dois funcionários em 2020. "Atualmente o meu espaço é alugado. No próximo ano, vamos mudar para um novo endereço próprio e terei condições de colocar na prática o conhecimento que aprendi nos cursos, vou investir em tecnologia e ampliar a equipe", explicou.

Em 2020, o Procompi vai completar 20 anos. O programa, fruto da parceria entre entre CNI e Sebrae, já atendeu a 8.842 empresas, num investimento de R$ 104 milhões, com um ganho médio de produtividade médio de 20%. De acordo com levantamento da CNI, 93% das indústrias no Brasil são micro ou pequenas empresas.

Principais resultados alcançados

-      Redução de 17% nos custos de produção para empresas participantes do projeto têxtil e confecções.

-      Melhoria ou desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços em 73% das empresas de madeira e móveis beneficiadas pelo projeto e em 93% das empresas participantes do projeto de madeira e móveis.

-      Aumento de 51% de produtividade nas empresas participantes do projeto de madeira e móveis.

O encerramento do projeto de cerâmica está previsto para jan/2020 e os demais (alimentos e bebidas e reparação de veículos) estão previstos para fev/2020.

Agenda

25/11/2019

9h às 12h30: reunião balanço Procompi/TO

Local: FIETO, Palmas

14h - Bolos do cerrado

15h - Porkitos

16h - Palácio das baterias

17h - Pit Stop

19h â?? Encontro Coletivo com Empresas do Procompi Reparação Mecânica

Local: FIETO, Palmas

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente