Governador Carlesse inova e abre oficialmente campanha de Febre Aftosa por meio de live nas redes sociais - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
06/05/2020 - 09h25m

Governador Carlesse inova e abre oficialmente campanha de Febre Aftosa por meio de live nas redes sociais

Melânia Kássia/Governo do Tocantins 
Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Em "live", governador Mauro Carlesse abre oficialmente Campanha de Febre Aftosa no Estado.
Em "live", governador Mauro Carlesse abre oficialmente Campanha de Febre Aftosa no Estado.

O governador Mauro Carlesse lançou oficialmente na tarde desta terça-feira, 5, a 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). As vacinações tiveram início no dia 1º de maio, e prossegue até o dia 31 do corrente mês, com expectativa de vacinar aproximadamente 8,5 milhões de bovídeos.

Devido ao atual quadro social com a pandemia da Covid-19, o evento de lançamento da campanha de vacinação foi realizado por meio de uma "live" nas redes sociais do Governo do Tocantins (Instagram, Facebook e Youtube).

Segundo o governador Mauro Carlesse, a intenção da "live" é poder informar e orientar os produtores. "Já estamos há 23 anos livres da doença da febre aftosa, e estamos juntando esforços para chegarmos em 2021 com um status sanitário livre da enfermidade sem a vacinação. Com a pandemia e as recomendações da Saúde, esse modelo digital será o nosso aliado para comunicarmos à população e não deixar o Estado parar", afirmou.

No Tocantins, o calendário da campanha foi mantido devido ao controle no trânsito de animais vacinados e não vacinados, durante a movimentação entre estados com calendários diferentes. Assim, o trânsito de animais de outros estados para o Tocantins só será permitido mediante comprovação da vacinação.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, é importante todos os produtores terem ciência que o trabalho da Adapec é feito com segurança e capacidade técnica, que permite e dar condições para que as atividades se desenvolvam. "� importante levar aos produtores que o Tocantins está crescendo e expandindo com qualidade os seus produtos, mas não é só produzindo que conquistamos nosso espaço, e sim nos preocupando também com a defesa sanitária e a promoção da saúde na mesa da população", destacou o secretário.

Além do governador Mauro Carlesse, do titular da Seagro, César Halum, e do presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, o presidente da Assembleia Legislativa (AL/TO), Antônio Andrade, também participou da live.

Declaração de Vacinação

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o Governo do Tocantins, por meio da Adapec, estendeu a declaração da vacinação até o dia 31 de agosto, para evitar aglomerações de pessoas nas unidades da instituição que atenderão por agendamento. Assim, produtor rural terá 120 dias para comprovar suas obrigatoriedades, mas, caso queira transitar os animais, terá que emitir o Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório de movimentação de rebanho, emitido somente após comprovação de vacina.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, lembrou aos produtores, que existe unidade da agência nos 139 municípios tocantinenses, e que o empresário só precisa agendar e levar a documentação solicitada. "Estamos agendando para evitar aglomeração, porque no momento ainda não dispomos de um sistema online para atender os nossos produtores. No entanto, estamos presentes em todos os municípios com atendimento em horário comercial, das 8 às 14 horas, basta apresentar a nota fiscal da vacina e a carta-aviso preenchida com os dados dos rebanhos existentes na propriedade rural", garantiu.

O presidente da Adapec ainda destacou que a unidade só quer dar garantia do produto do produtor, mas possui um trabalho fiscalizador da defesa sanitária desse produto. "Assim como cobramos, nós também somos cobrados. A intenção é somente dar melhores condições a cada produtor, ao mesmo tempo em atestamos a qualidade de sua mercadoria na promoção da saúde humana", concluiu.

Para quem deixar de vacinar, a multa é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente