Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
09/06/2020 - 17h25m

Governador Carlesse lança pedra fundamental da obra de construção do novo quartel para o Corpo de Bombeiros Militar

Rafael Miranda/Governo do Tocantins 
oto: Aldemar Ribeiro.jpg
As futuras instalações estão localizadas na Avenida JK, no centro de Palmas, em uma área de 3,5 mil m².
As futuras instalações estão localizadas na Avenida JK, no centro de Palmas, em uma área de 3,5 mil m².

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou na manhã desta terça-feira, 9, a pedra fundamental da obra de construção da nova sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/TO) e vistoriou o espaço que vai abrigar a Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) da Polícia Militar (PM).

A construção do Quartel dos Bombeiros ainda está em fases iniciais e tem previsão de término para os próximos 16 meses. Orçada no valor total de R$ 11,6 milhões, os recursos foram destinados por meio de emendas parlamentares da bancada federal tocantinense com contrapartida fornecida pelo Governo do Tocantins.

De acordo com o governador Mauro Carlesse, trata-se de uma obra muito aguardada pela corporação, que em breve contará com um espaço mais adequado para desempenhar suas atividades essenciais. "Esse é um sonho do Corpo de Bombeiros e, mesmo em uma época difícil como esta, com o Brasil inteiro parado pelo nov Coronavírus, o Tocantins segue fazendo as obras que precisa. Quero agradecer aos parlamentares que destinaram emendas e deram condições para tornar isso possível".

O Comandante-Geral dos Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva, destacou que com o passar dos anos, o crescimento populacional do Tocantins gerou aumento gradativo no número de ocorrências atendidas pelo CBM, o que demandou uma nova sede com mais estrutura. "Atualmente, temos uma estrutura adaptada no local que ficava o antigo aeroporto da Capital e hoje a corporação precisa crescer como o estado do Tocantins cresceu. Agora, teremos condições melhores de trabalho para os militares nesse complexo que vai abrigar o Quartel do Comando Geral, a Diretoria de Serviços Técnicos e também a Defesa Civil Estadual", concluiu.

As futuras instalações estão localizadas na Avenida JK, no centro de Palmas, em uma área de 3,5 mil m². O local vai contar com elevadores e escadas de acesso, estrutura arquitetônica moderna com guaritas e alojamentos, pátio para formaturas e amplo estacionamento para manobra de viaturas.

Cioe

Após o lançamento da pedra fundamental, o governador Mauro Carlesse seguiu para a quadra 602 sul, em Palmas, para vistoriar as fases finais da nova sede que vai abrigar a Companhia Independente de Operações Especiais do Tocantins da Polícia Militar.

O investimento vai proporcionar para as atividades de policiamento um local com salas de aula, alojamento e espaço para reuniões que servirão para o planejamento administrativo da unidade.

"Essa obra teve início em 2012 e passou um longo período parada, mas logo foi retomada por nós ainda no ano passado. Agora, já está na sua fase final e a previsão de entrega será no fim do mês de julho. A Polícia Militar do Tocantins tem nosso apoio e o objetivo é dar a melhor condição possível para esse trabalho", destacou o Governador.

Para o comandante do Cioe, tenente coronel Fioravan Teixeira Silveira, a nova sede é fruto de um longo trabalho da companhia. "É a realização de um sonho de 17 anos de cada militar desta companhia. Desde a criação da unidade, em 2003, nossos policiais trabalhavam de forma improvisada e agora contarão com um quartel mais moderno", afirmou.

A Cioe é composta por três pelotões, sendo eles o Comando de Operações Especiais (COE); o Grupo de Gerenciamento de Crises, Esquadrão Antibombas e Atiradores de Precisão; e o Pelotão de Comando e Serviço.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente