Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
09/12/2015 - 20h21m

Governador debate redução do desmatamento com ministra do Meio Ambiente na COP 21

Redação 
Pedro Barbosa / Governo do Tocantins
a reunião que aconteceu nessa segunda, 7, na embaixada do Brasil na França, o governador se uniu aos demais governadores da Amazônia Legal e com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira
a reunião que aconteceu nessa segunda, 7, na embaixada do Brasil na França, o governador se uniu aos demais governadores da Amazônia Legal e com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira

O governador Marcelo Miranda continua discutindo, na Conferência do Clima (COP-21) em Paris, estratégias e ações que possam contribuir com as questões climáticas do planeta e com o desenvolvimento de projetos que possam trazer retornos de investimentos para o Estado e melhoria na qualidade de vida da população.

Na reunião que aconteceu nessa segunda-feira, 7, na embaixada do Brasil na França, o governador se uniu aos demais governadores da Amazônia Legal e com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, para discutir propostas que venham reduzir o desmatamento. 

Na ocasião, a ministra fez um diagnóstico da questão ambiental no Brasil e afirmou que o país pode despontar como um polo de investimentos internacionais em diversas áreas, conseguindo recursos para financiar projetos de cunho sustentáveis. "O Brasil está sob o olhar do planeta e é visto como um local onde muitos investimentos dos fundos ambientais podem ser depositados", disse Izabela Teixeira, complementando ainda que a China e os Estados Unidos pretendem criar um fundo ambiental no valor de três bilhões de euros.

A ministra, porém, chamou a atenção dos governadores para a questão do cuidado que os mesmos devem ter com a questão do desmatamento. De acordo com Izabela Teixeira, o Brasil vem reduzindo o desmatamento, mas para que não haja nenhum revés nas estatísticas é necessário que medidas sejam tomadas. "Temos que reforçar a fiscalização e a punição aos crimes ambientais, melhorando os mecanismos de controle e monitoramento", avaliou.

Projetos Sustentáveis

O governador Marcelo Miranda disse que o Tocantins está preparado para discutir projetos alternativos, mas ressaltou que eles devem vir de encontro com as compensações que o Estado precisa. O governador disse ainda que sua principal preocupação na COP-21 é fazer com que as parcerias firmadas possam beneficiar, de fato, o produtor tocantinense, principalmente os de médio e pequeno porte que trabalham com agricultura familiar. "Estamos desenvolvendo estratégias para que esse trabalho possa chegar também aos pequenos e médios agricultores, eles precisam saber que também podem ganhar com a preservação ambiental", disse.

Marcelo Miranda citou como exemplo o Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Estado e a empresa China Green. "O Tocantins está aberto e quer contribuir com iniciativas que envolvam parcerias entre entes públicos e privados. Um legado possível da COP-21 ao Estado é a construção de uma governança ambiental, racional, justa e soberana. Que os frutos das nossas propostas, aliadas às experiências da China Green possam resultar em melhorias para o clima no mundo", explanou.

O governador concluiu afirmando que acredita na união para conseguir concretizar as propostas que estão sendo discutidas pelos estados que compõem a Amazônia Legal. "Entendo que a participação do Tocantins, bem como a dos demais estados que compõem a Amazônia Legal, faz parte de uma história importante, onde estamos debatendo propostas de defesa da Amazônia, do crédito de carbono, de menos desmatamento. Estamos aqui, juntamente com a nossa equipe de governo, para ouvir mais. Queremos participar e discutir, para saber o que os estados vão ganhar de compensações. Eu vejo que o momento agora é uma discussão mais ampla", finalizou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente