Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
25/11/2015 - 20h39m

Governador Marcelo Miranda entrega tanques de resfriamento de leite para produtores rurais

Cláudio Paixão / Governo do Tocantins 
Divulgação - Governo do Tocantins
Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio celebrado pelo Governo do Estado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Caixa Econômica Federal
Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio celebrado pelo Governo do Estado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Caixa Econômica Federal

Com foco no crescimento da produção de leite no Tocantins, o governador Marcelo Miranda entregará 70 tanques de resfriamento nesta quinta-feira, 26. Os equipamentos atenderão diretamente aos produtores rurais que trabalham na cadeia produtiva do Estado. Na solenidade, que acontece no pátio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), às 15 horas, serão entregues 55 tanques com capacidade de mil litros e outros 15 com capacidade de 500 litros.

Os tanques serão instalados em diversas regiões do Estado, por meio de cooperativas, associações, laticínios e grupos de produtores. Os beneficiados já são parceiros dos programas de assistência técnica e extensão rural executados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e outras entidades com atividades ligadas à produção agropecuária.

Convênio     

Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio celebrado pelo Governo do Estado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Caixa Econômica Federal, com recursos no valor de R$ 1.049.659,82 para aquisição de 88 tanques. Do total, neste primeiro momento, serão entregues 70 tanques.

Produção de Leite

O Estado do Tocantins produziu 325.145 milhões de litros de leite no ano de 2014, figurando como 18º no ranking nacional e o 3º maior produtor da região Norte, atrás apenas do Pará e de Rondônia. Araguaína é o município com a maior produção de leite, com 86.071 milhões de litros anuais. A expectativa é que, neste ano, ocorra um crescimento de 3% no número total da produção tocantinense.  

O leite, juntamente com atividades como a produção de soja, cana-de-açúcar, milho e arroz, além de um rebanho de corte superior a 8 milhões de cabeças, formam a base produtiva do Estado.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente