Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
04/06/2017 - 22h29m

Governadores aprovam Projeto Integrado de Turismo para o Brasil Central

Jarbas Coutinho / Governo do Tocantins 
Frederick Borges / Governo do Tocantins
O governador Marcelo Miranda considera que o projeto integrado de turismo vai favorecer todos os estados do bloco, pelas características semelhantes
O governador Marcelo Miranda considera que o projeto integrado de turismo vai favorecer todos os estados do bloco, pelas características semelhantes

Os governadores integrantes do Fórum de Governadores do Brasil Central aprovaram o projeto de Integração do Turismo para o bloco. A iniciativa foi proposta pelo governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, em agosto de 2016, e visa integrar roteiros e realizar ações de fomento para o setor do turismo, no âmbito dos sete estados que compõem o Brasil Central. O Fórum ocorreu nesta sexta-feira, 2, em Palmas.

Durante a apresentação das ações levantadas pela Câmara Temática do Turismo, o titular da pasta do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins, Alexandro de Castro Silva, destacou o potencial do turismo de natureza, predominante nos estados do bloco, que, no Brasil, cresce 20% ao ano e explicou que esse projeto vai fomentar ações conjuntas para alavancar o setor. "Vamos fomentar ações conjuntas, formar mão de obra e realizar eventos técnicos visando o crescimento desse segmento em todos os estados que compõem o Brasil Central".

O projeto prevê basicamente três estratégias objetivas, segundo explicou Alexandro de Castro. A roteirização do bloco Brasil Central nas capitais para apresentar, divulgar os produtos e promover rodas de negócios; a realização de missões para atração de investimentos nos mercados internacionais e emergentes; e a participação conjunta em feiras e eventos no País e no exterior. A ideia é participar da Adventures Sports Fair, de 27 a 29 de setembro, em São Paulo, e do Festival Internacional de Gramado, de 9 a 12 de novembro.

Para o governador Marcelo Miranda, esse projeto certamente vai favorecer todos os estados do bloco. "Temos características semelhantes. Tenho toda a convicção que esse projeto vai favorecer o desenvolvimento de ações conjuntas e promover o crescimento do setor em todos os estados", considerou.

Monitora Tocantins

Durante o evento, o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Siffert Torres, apresentou, aos participantes, o sistema Monitora Tocantins. Ele explicou que o sistema é uma sala de situação para monitoramente de todas as ações prioritárias do governo do Tocantins. Segundo o secretário, o processo de monitoramento e avaliação dos indicadores, além de prático, dá mais transparência à gestão estadual. Por meio da ferramenta, o governador tem disponível, pelo celular, toda a parte orçamentária, empenho, liquidação, todos os grupos de despesas e os indicadores para tomada de decisões.

Educação

Como parte da Câmara de Educação, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, Wanessa Zavarese Sechim, apresentou os resultados do Programa de Tutoria Pedagógica, fruto do Acordo de Cooperação em Educação com a Fundação Itaú Social. O programa é voltado para professores e profissionais da educação e tem como objetivo trabalhar com a comunidade escolar, por meio de formações continuadas diretamente nas unidades escolares. O programa foi implantado em 2016 na rede estadual.

Ao encerrar o evento, o governador Marcelo Miranda disse que "o presente e o futuro do País passam pelo bloco Brasil Central. O Consórcio está fazendo a diferença pelo compromisso de discutir assuntos e apresentar projetos importantes para os estados e municípios".

Participaram do 3º Fórum de Governadores do Brasil Central os governadores dos seguintes estados: Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, e o Distrito Federal, além dos secretários de Turismo e da Administração dos estados participantes, prefeitos e secretários de Estado.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente