Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
01/06/2016 - 22h57m

Governadores discutem em Palmas nesta 6ª dívidas dos Estados com a União

Do Portal CT 
Foto:Elson Caldas / Governo do Tocantins
Será a segunda vez que o Fórum de Governadores passa pela Capital do Tocantins
Será a segunda vez que o Fórum de Governadores passa pela Capital do Tocantins

O Fórum de Governadores do Brasil Central volta para o Tocantins nesta sexta-feira, 3, sendo a segunda vez que o grupo formado por chefes do Executivo. Entre os assuntos a serem debatidos, a renegociação diferenciada das dívidas dos estados deve tomar parte das discussões. A programação acontece no Ahãdu Eventos e terá início a partir das 10 horas, com uma entrevista coletiva.

Foto:Elson Caldas / Governo do Tocantins
Será a segunda vez que o Fórum de Governadores passa pela Capital do Tocantins

Integram o grupo os gestores: Marcelo Miranda, do Tocantins, Marconi Perillo (PSDB), de Goiás; Rodrigo Rollemberg (PSB), do Distrito Federal; Reinaldo Azambuja (PSDB), do Mato Grosso do Sul; Confúcio Moura (PMDB), de Rondônia; e Pedro Taques (PSDB), do Mato Grosso. Este último vem para Palmas após discutir nesta quarta-feira, 1º, com o presidente interino, Michel Temer (PMDB), exatamente sobre renegociação da dívida, tema que preocupa os estados. O Palácio Araguaia acha que pode gerar um caixa anual de R$ 70 milhões a R$ 90 milhões caso consiga acordo.

De acordo com informações da Agência Brasil, Pedro Taques relatou ter apresentado a Temer a sugestão de que a renegociação seja feita de forma diferenciada para cada estado, de acordo com as condições de cada um. "Não podemos tratar todos os estados da mesma forma nessa renegociação da dívida. E é necessário que tenhamos uma carência, quem sabe de um ano, quem sabe de dois anos para que os estados tenham um espaço orçamentário para fazer investimentos, notadamente em infraestrutura, porque isso cria emprego", disse o governador, citando ainda que o interino demonstrou preocupação com o problema e sinalizou que pode fazer uma reunião com os governadores na próxima semana para discutir a questão.

Além destes debates, estão previstas na programação do Fórum de Governadores do Brasil Central: palestras, entre elas a do vice-governador e do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior e Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita, respectivamente, que farão uma explanação sobre Segurança em Fronteiras, Combate ao Crime Organizado, o Novo Cangaço e Cooperação Interfederativa.

Brasil Central
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, criado sob a forma de autarquia, da espécie associação pública, atua prioritariamente nas áreas da agropecuária, infraestrutura, industrialização, educação, empreendedorismo, turismo, tecnologia e inovação, e meio ambiente.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente