Governo busca novas tecnologias para combater o desmatamento no Tocantins - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
09/02/2018 - 17h07m

Governo busca novas tecnologias para combater o desmatamento no Tocantins

Ana Regina Germano/Governo do Tocantins 
Divulgação Gov. do Tocantins
Governo do Tocantins vai investir em tecnologia para auxiliar no combate ao desmatamento
Governo do Tocantins vai investir em tecnologia para auxiliar no combate ao desmatamento

Dando continuidade a ações para controle e monitoramento do desmatamento no Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vem buscando novas tecnologias para combater o desmatamento. Uma reunião para apresentação de proposta de nova ferramenta tecnológica de fornecimento de imagens contínuas via satélite, que possibilitará alertas semanais de desmatamento, foi realizada nesta semana, e a expectativa é de que seja adquirida ainda no primeiro semestre de 2018.

Durante a reunião, foram apresentados, pelo consultor da empresa Santiago & Cintra, Adriano Martins Junqueira, toda a parte técnica e o funcionamento de uma plataforma de monitoramento contínuo realizado por meio de um "sistema que não tem a intenção de definir índices, apesar de dar subsídios para isso, a grande novidade se mostra em dar ferramentas para a ação de fiscalização, de controle e de melhoria", afirmou.

Segundo ele, a empresa de consultoria foi pioneira em trazer uma formatação de entrega de imagens para todos os órgãos do governo brasileiro, o que ajudou bastante na evolução do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e tem como principal foco a velocidade, a simplicidade no processamento de imagens, a transparência da informação e com maior rapidez possível. "Hoje, possuímos uma constelação de cerca de 190 satélites â??Doveâ??, que nos oferece 3 metros de resolução no espaço em tempo contínuo e a capacidade de lançamento do produto tem autonomia de cinco anos no espaço também", explicou.

"A proposta é que, nesse momento em que estamos conseguindo estruturar nosso monitoramento com atribuição de imagens, tenhamos conhecimento da necessidade do Estado de avançar no monitoramento do desmatamento e consolidar esta ação implantando um bom sistema de alerta e monitoramento", ponderou a secretária da pasta, Meire Carreira.

A reunião envolveu a Diretoria de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES)/Fundo da Amazônia, Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Batalhão Ambiental.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente