Governo busca superar desafios para garantir saúde de qualidade à população - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
04/10/2015 - 22h41m

Governo busca superar desafios para garantir saúde de qualidade à população

Sara Cardoso / Governo do Tocantins 
Heitor Iglesias / Governo do tocantins
Contratação de quase 220 médicos de diversas especialidade
Contratação de quase 220 médicos de diversas especialidade

No mês em que se comemora o aniversário do Tocantins, celebrado no dia 5 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) também comemora os desafios já superados ao longo destes nove meses de gestão. O planejamento, por meio da realização de licitações e pregões eletrônicos, e a compra de quase R$ 32 milhões em medicamentos e insumos somente nos oito primeiros meses contribuíram para minimizar problemas no abastecimento das unidades hospitalares e em atendimentos aos usuários do Sistema �nico de Saúde (SUS) no Tocantins.

Somado a isso, a contratação de quase 220 médicos de diversas especialidades, que já estão atuando nos hospitais, melhorou significativamente o atendimento oferecido à população. Para a especialidade de cabeça e pescoço, por exemplo, dois médicos foram contratados e já estão atendendo no Hospital Geral de Palmas (HGP) realizando consultas ambulatoriais em pacientes que aguardavam na fila da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade. Depois dessa etapa de avaliações e exames, os pacientes irão passar pelos procedimentos cirúrgicos, diminuindo a demanda reprimida de cirurgias.

Ainda com foco na diminuição da demanda por cirurgias, o Governo do Estado, por meio de parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), já realizou duas etapas do mutirão de cirurgias ortopédicas de alta complexidade no HGP. Ao todo, mais de 40 pacientes que aguardavam na fila há meses e até anos, foram atendidos e tiveram a oportunidade de melhorar a qualidade de vida.

"Como pegamos uma secretaria sem processo algum, tivemos que começar tudo do início. Por isso, o começo foi difícil. Agora, com as áreas técnicas empenhadas e em harmonia, as licitações ocorrendo, as cirurgias sendo realizadas, percebemos que as coisas estão caminhando. Nesse mês de aniversário, que é um período festivo, também vamos comemorar esses avanços. Estamos dando um passo de cada vez e vamos conseguir atingir nosso objetivo, que é melhorar o atendimento oferecido a população", disse o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha.

 

Obras

Outro avanço que pode ser destacado na área da Saúde é o retorno das obras de ampliação e reforma do Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), localizado no extremo-norte do Estado. O Governo autorizou o reinício dos serviços naquela unidade hospitalar e paralelo a isso, a Sesau busca financiamentos junto a instituições financeiras para dar continuidade às outras obras, a exemplo do HGP e do Hospital Geral de Araguaína (HGA), que também estão paralisadas por insuficiência de recursos, tendo em vista que o crédito destinado a esses fins teve desvio de finalidade no ano de 2014.

 

Tratamento contra o câncer

Para garantir a continuidade do tratamento de pacientes que lutam contra o câncer, a Sesau contratou uma empresa para assumir os serviços de quimioterapia no município de Araguaína.  A empresa é a mesma que já está oferecendo os serviços de radioterapia aos pacientes do Tocantins que estão na cidade de Imperatriz (MA).

Com a ação, o Estado garantiu que os serviços continuem a ser ofertados em Araguaína. Assim, somente a radioterapia ainda acontece em Imperatriz. Enquanto isso, a pasta já está trabalhando para solucionar em definitivo a oferta do serviço no Estado do Tocantins.

Fibrose cística 


Quem também tem motivos para comemorar são as famílias de pacientes que fazem tratamento de fibrose cística. O Estado fechou parceria com a Faculdade Objetivo de Palmas e montou um ambulatório exclusivo para o atendimento a esses pacientes.

A implantação do ambulatório atende à necessidade e ao desejo da equipe multiprofissional, dos pacientes e dos familiares, tendo como objetivo principal atender pacientes encaminhados da rede pública de saúde, para receber atendimento especializado para o tratamento da doença.

 

Centro Reumatológico no HGP

Outro avanço que tem sido destaque para a região Norte do Estado é o primeiro Centro de Infusão Reumatológico do Tocantins, implantado no HGP no mês de junho. O centro atende aos pacientes com doenças autoimunes reumatológicas, condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo. Na região Norte do Brasil, o centro passou ser o terceiro a prestar esse tipo de tratamento à população.

Antes da implantação do serviço, os pacientes com doenças autoimunes precisavam ser internados para receber as infusões dos remédios. Agora, para a realização do tratamento, o HGP oferta uma estrutura apropriada para o atendimento, além de reduzir o número de internações e o tempo de espera dos pacientes.

 

Mais avanços

 

Além desses desafios já superados, vale destacar também a composição de comissão para atendimento das demandas judiciais com o intuito de agilizar o atendimento às medidas judiciais pendentes; a criação de Comissão Permanente de Licitação dedicada à Saúde para agilizar a abertura de processos de compra e prestação de serviços; a assinatura de Ordem de Serviço de reforma do prédio da antiga Farmatins onde ficará nova estrutura da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos; a composição de comissão de padronização de medicamentos na rede hospitalar do Estado; o retorno do serviço de segurança e controle de acesso no Hospital Geral de Palmas (HGP), garantindo segurança aos pacientes, aos acompanhantes e aos servidores; a retomada da coleta de sangue em unidade móvel do Hemocentro em cidades circunvizinhas; a reforma da recepção do HGP, garantindo ambiente mais humanizado e com contato mais próximo ao atendente;  a reativação do Comitê Estadual de Desastres para planejar, elaborar e executar ações com foco na prevenção e diminuição dos danos às populações atingidas por desastres no Tocantins; e a oferta de cursos de qualificação a mais de 200 servidores da Secretaria de Saúde.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente