Governo do Estado entrega Cadeia Pública de Paranã - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
11/08/2017 - 11h38m

Governo do Estado entrega Cadeia Pública de Paranã

Tom Lima/Governo do Tocantins 
om Lima/Governo do Tocantins
Cadeia Pública de Paranã, sudeste no Tocantins, deverá ser inaugurada em um prazo de 20 dias
Cadeia Pública de Paranã, sudeste no Tocantins, deverá ser inaugurada em um prazo de 20 dias

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) tem entre suas atribuições promover melhorias na infraestrutura das unidades prisionais tocantinenses. A primeira etapa foi de aquisição de novos equipamentos, dentre os quais veículos, armamentos, munições, uniformes para os novos servidores do Sistema Penitenciário Prisional. Agora a secretaria foca em melhorias nas unidades prisionais, que incluem reformas, ampliações e até a abertura de novas unidades estão previstas, como é o caso da Cadeia Pública de Paranã, sudeste no Tocantins, em um prazo de 20 dias.

Uma reunião para a definição da abertura da unidade prisional de Paranã foi realizada no município, entre a secretária da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga e o prefeito do município, Fabrício Viana Camelo Conceição. A unidade prisional havia sido construída há cerca de sete anos; porém, nunca foi inaugurada.

Sua capacidade de acolhimento é entre 40 e 50 reeducandos, número este que está sendo definido pela Diretoria de Administração e Infraestrutura Penitenciária e Prisional da Seciju. "A abertura da cadeia de Paranã possibilitará que detentos que são do município, mas que estão em outras unidades da região sudeste, possam vir para cá e ficarem perto dos seus familiares", atestou o prefeito.

A abertura da Cadeia Pública de Paranã, como deve ser chamada a unidade, faz parte da Agenda Positiva de entregas do Governo na área de Segurança, assim como vem fazendo em outras áreas. No último final de semana, a secretária Gleidy Braga e sua equipe técnica do Sistema Penitenciário Prisional visitaram algumas unidades no Sudeste do estado, verificando as condições de funcionamento e ainda o que falta fazer em termos de melhorias, além daquelas em andamento, pois considera que é prioridade, neste momento, investir em mais infraestrutura.

De acordo com Gleidy Braga, a abertura de novas unidades prisionais, bem como o investimento em reformas e ampliações visam proporcionar mais vagas, evitando, assim, excedente populacional em algumas unidades, e também garantir melhor acomodação para os detentos. "Nos últimos meses, entre nossas prioridades estava concluir o concurso do Sistema Penitenciário Prisional. Agora que os aprovados já estão lotados nas unidades, temos como meta promover melhorias na infraestrutura dos estabelecimentos penais. Paralelo a isso, investir em projetos que garantam mais atividades educacionais ou laborais aos reeducandos", assegurou.

Solário

Em Dianópolis, fruto de parceria com o Poder Judiciário, acabou de ser concluída a reforma do solário â?? espaço destinado ao banho de sol dos detentos â?? a instalação de câmaras de monitoramento. Além disso, a unidade prisional recebeu nova pintura e, em breve, reforma geral e obras de ampliação. Após visita à unidade de Natividade, a equipe está providenciando um levantamento das necessidades em melhorias em infraestrutura e aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de armamento.

Recursos

Para promover as melhorias nas unidades, o Governo do Estado conta com cerca de R$ 44 milhões transferidos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para o Fundo Penitenciário Estadual (Funpes). Esses recursos serão aplicados também na construção da Unidade de Tratamento Penal de Cariri do Tocantins, em novos aparelhamentos e armamentos, na aquisição de bloqueador de celular e bodyscan, aparelho que substitui a revista íntima e detecta a presença de objetos metálicos escondidos em qualquer parte ou orifício do corpo, entre outros.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente