Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
12/03/2016 - 09h05m

Governo do Estado promove 7ª Semana da Água com tema "Segurança Hídrica"

Suene Moraes / Governo do Tocantins 
Frederick Borges / Governo do Tocantins
A Semana da Água é uma realização da Semarh com apoio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Odebrecht Ambiental /Saneatins
A Semana da Água é uma realização da Semarh com apoio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Odebrecht Ambiental /Saneatins

A 7ª Semana da Água acontecerá em Palmas, nos dias 21 e 22 de março, com várias ações voltadas para envolver a sociedade e despertar a consciência ambiental. O evento é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Segurança Hídrica é o tema deste ano. 

A programação terá início na segunda-feira, 21, com visita dos alunos da rede estadual e municipal ao barco do projeto Nego D"água. Na ocasião, as crianças e os adolescentes poderão conhecer como é realizada a demonstração da qualidade da água para a balneabilidade da Praia da Graciosa. 

Na programação final, marcada para o dia 22, a partir das 8 horas, está prevista a assinatura da Ordem de Serviço do projeto Barraginhas, que atende 18 municípios da região sudeste do Tocantins, além do convênio do plano de trabalho do Termo de Parceria com o Instituto Ecológico para a estruturação dos quatros Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Estado. 

Participam da solenidade, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda; a secretária de Estado da Semarh, Meire Carreira; o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira; o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir; o presidente do Naturatins, Herbert Brito (Buti); o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e demais autoridades. 

Palestras também serão realizadas no dia 22, às 9 horas, com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao tema da Semana da Água. Na palestra realizada pelo presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul e prefeito do município de Pinheiral (RJ), José Arimathea, o principal assunto abordado será Segurança Hídrica. 

Logo em seguida, às 9h40, o professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Felipe Marque, fala sobre o Plano das Bacias Hidrográficas do entorno do Lago da UHE. ? tarde, a partir das 14h30, ocorrem atividades teóricas e práticas, além da palestra promovida pela ONG Ecoterra, na sede da instituição. 

Para a secretária de Estado da Semarh, Meire Carreira, a Semana da Água é momento importante e um espaço para a realização de ações de mobilização social visando à reflexão sobre a importância da água como recurso natural e essencial para a vida. "Na programação deste ano, abordamos temas atuais e que mostram lições aprendidas com a crise hídrica nas bacias do nordeste e do sudeste. Também vamos abordar os avanços da gestão de recursos hídricos no Tocantins", explicou a secretária. 

Outro ponto relevante apontado pela gestora será a apresentação do diagnóstico e prognóstico da Bacia do Entorno do Lago de Palmas. "O documento faz parte da construção do Plano de Uso do Lago, que é uma necessidade urgente e que vai contribuir para a sua preservação e uso racional", explicou Meire Carreira.  

Parceiros 

A Semana da Água é uma realização da Semarh com apoio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Odebrecht Ambiental/Saneatins. O evento conta ainda com instituições parceiras como: Secretaria de Estado da Educação, da Saúde, Defesa Civil, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Prefeitura de Palmas, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade do Tocantins (Unitins), Celtins, Investco, Associação Água Doce, Ong Ecoterra - Associação de Preservação Ambiental e Valorização da Vida, Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia) e Comitê de Bacia do Entorno do Lago. 

A programação completa pode ser acessada no site semarh.to.gov.br

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente