Governo do TO quer combater preços abusivos e garantir abastecimento de ambulâncias e viaturas - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
24/05/2018 - 17h58m

Governo do TO quer combater preços abusivos e garantir abastecimento de ambulâncias e viaturas

Do Portal CT / JTI Noticias 
Foto: Ezequias Araújo/Secom TO
Governo discute medidas para garantir serviços básicos durante greve de caminhoneiros
Governo discute medidas para garantir serviços básicos durante greve de caminhoneiros

O Executivo estadual realizou uma reunião de emergência na noite desta quarta-feira, 23, para discutir estratégias de enfrentamento dos problemas que surgiram em decorrência da greve dos caminhoneiros. O objetivo do governo foi estabelecer um plano básico para combater os abusos de preços praticados por alguns postos e garantir o abastecimento de combustíveis de ambulâncias e viaturas de serviços essenciais, para não comprometer o atendimento básico à população.

Além de membros do primeiro escalão do governo do Estado, a reunião contou com representantes da Assembleia Legislativa, Polícia Federal, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins, Defensoria Pública e outros órgãos.

Foram elencadas como prioridades neste momento o combate aos abusos de preços praticados por postos de combustíveis, classificado como um crime contra a economia; priorizar os estoques de combustíveis do governo para atender as viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e outros veículos oficiais e o estabelecimento de um gabinete, para discutir situações de crise que porventura possam ocorrer.

Também foi determinado pelo governo a realização de estudos para criação de um estoque de combustíveis de segurança nacional, como prevê a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para cada Estado.

O secretário chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, que presidiu a reunião, disse que neste momento em que os caminhoneiros ainda não sinalizaram com a possibilidade de cessar o movimento, o governo precisa buscar formas de garantir os serviços e básicos e minimizar os transtornos à população. "A nossa obrigação é buscar formas de garantir o funcionamento da segurança pública, a saúde e os serviços básicos", ressaltou.

Sem combustível
Com a paralisação dos caminhoneiros, muitos postos não estavam recebendo os combustíveis das distribuidoras. O fato provocou uma correria dos proprietários de automóveis aos postos de abastecimento nesta quarta-feira, o que provocou falta do produto na capital e em várias cidades do Estado, além da cobrança de preços abusivos.

Manifestação nacional
Por volta das 8 horas desta segunda-feira, 21, caminhoneiros do Tocantins decidiram aderir ao protesto que ocorre em vários pontos do País contra a alta do preço dos combustíveis. Em Paraíso do Tocantins, a categoria realizou uma carreata, com apoio da Associação Comercial e Industrial do município, e agora se encontra paralisada na BR-153 (Belém â?? Brasília). Após esse ato, mais dez trechos foram bloqueados.

Além do Tocantins foram registrados atos em ao menos 23 Estados. Insatisfeitos com o preço do diesel, que subiu 1,76% nas refinarias, na semana passada, os condutores de veículos de carga queimaram pneus nos acostamentos e bloquearam rodovias. Segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que reúne 700 mil caminhoneiros autônomos, o objetivo é mudar a política de preços do petróleo, zerar a alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isentar o setor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.

Nesta quarta-feira reunião entre o governo federal e representantes dos caminhoneiros terminou sem acordo e a paralisação da categoria continua em todo o país. Foi o primeiro encontro desde o início da greve. Uma nova reunião entre governo e representantes dos transportadores está marcada para esta quinta-feira, 24, às 14 horas, no Palácio do Planalto.

Trechos interditados no Tocantins:

Araguaína â?? BR-153, KM 152

Colinas do Tocantins â?? Posto Minas Petro â?? BR 153, km 245

Fortaleza do Tabocão â?? Posto Tabocão â?? BR 153, km 360

Paraíso do Tocantins â?? Posto Milena â?? BR 153, km 492, TO-080 saída para Mato Grosso e na saída para Palmas.

Porto Nacional â?? Posto Mirante â?? saída para Barrolândia.

Gurupi â?? Posto Mutucão â?? BR 153, km 674

Pedro Afonso â?? Ponte Rio Tocantins â?? BR 235, km 164

Alvorada â?? BR 153, km 761

Nova Olinda â?? BR 153, km 208

Porto Nacional â?? Posto Trevo â?? ao lado da Granol.

Silvanópolis - BR 010 Armazém Gerais Nova Agri

Santa Rosa - BR 010 no perímetro urbano da cidade 

Taguatinga - BR 242 - Saída para Bahia

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente