Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
20/04/2017 - 17h03m

Governo do Tocantins abre inscrições para o Prêmio Mérito Ambiental

Camila Mitye 
Washington Luiz / Governo do Tocantins
A secretária Meire Carreira lança o concurso ao lado do jornalista Álvaro Vallim (esq.), representante do Sindjor-TO, e do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Jânio Washington - Washington Luiz / Governo do Tocantins
A secretária Meire Carreira lança o concurso ao lado do jornalista Álvaro Vallim (esq.), representante do Sindjor-TO, e do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Jânio Washington - Washington Luiz / Governo do Tocantins

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), abriu nesta quarta-feira, 12, as inscrições para a primeira edição do Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins. A abertura foi anunciada pela secretária Meire Carreira durante entrevista coletiva à imprensa realizada no auditório da Semarh, também nesta quarta-feira.

Ao todo serão entregues 19 prêmios (comenda ou troféu, acompanhados de certificado) aos vencedores inscritos em seis categorias, sendo elas: Comenda Jornalismo Ambiental (três outorgas a produções jornalísticas ?? textual, televisiva e radiofônica, com premiação do(a) autor(a) e veículo que realizou a publicação); Troféu Responsabilidade Ambiental (seis outorgas empresas, universidades, organizações não governamentais, associações, entidades civis e profissionais da área ambiental); Comenda Boas Práticas Sustentáveis (três outorgas a proprietários rurais ou agricultores familiares); Troféu Escola de Educação Ambiental (três outorgas a unidades escolares, públicas ou privadas); Troféu Cidade Sustentável (três outorgas para Gestões Municipais) e Troféu Mérito Ambiental (uma outorga a Comitê de Bacia Hidrográfica).

Os vencedores serão escolhidos por Comissão Julgadora composta por nove membros nomeados pela Semarh e inclui representantes de secretarias do Governo e outras entidades.

Com a premiação, segundo Meire Carreira, o Governo do Estado pretende homenagear pessoas e instituições que executam boas práticas que envolvam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos do Tocantins. "? uma forma de estimular as boas práticas ambientais por parte da sociedade em geral, da comunidade acadêmica e todas as instituições públicas e privadas, enfim, todas as pessoas q de alguma forma contribuem para o desenvolvimento sustentável do nosso estado", ressaltou a secretária.

"Nossa ideia é fazer com que as pessoas tomem conhecimento de que existem boas práticas ambientais que podem servir de exemplo", explicou Meire, destacando o caráter educativo da premiação que além de reconhecer as ações pode incentivar sua replicação pela sociedade.

As inscrições poderão ser feitas de 12 de abril a 11 de maio de 2017, somente por meio do site da Semarh, no banner disponível na página de entrada. A data da solenidade de premiação será divulgada em breve pela Semarh, mas será realizada no mês de junho durante a celebração da Semana do Meio Ambiente.

O lançamento do Prêmio contou com a participação do diretor de Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Jânio Washington, diretoria responsável pela realização do concurso, e do jornalista Álvaro Vallim, representando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO), que ofereceu apoio na divulgação.

Prêmio Mérito Ambiental

A premiação é destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado por meio de projetos ou trabalhos que estimulem, defendam ou executem ações em prol da preservação e a defesa do meio ambiente no Estado do Tocantins. Este é o primeiro ano do prêmio, que deve acontecer anualmente, conforme estipulado por meio do decreto nº 5.534, de 16 de novembro de 2016.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente