Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 28 de junho de 2022.
22/06/2022 - 09h05m

Governo do Tocantins apresenta Programa TO Graduado para comunidade de Paranã

Fabio Almeida/ Governo do Tocantins 
Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins
Titular da Seduc, Fábio Vaz, destacou os benefícios do TO Graduando
Titular da Seduc, Fábio Vaz, destacou os benefícios do TO Graduando
Nesta segunda-feira, 20, o Governo do Tocantins apresentou para comunidade de Paranã e de outros municípios da região, o Núcleo de Atuação Universitária. A ação faz parte do programa TO Graduado, que visa a oferta de cursos de nível superior na modalidade de ensino híbrido e modular.
No município, o programa funcionará nas instalações do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco. O TO Graduado, é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), que implantará Núcleos de Atuação Universitária em 15 municípios com a finalidade de ampliar a oferta de educação superior no Estado.
O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou os investimentos que estão sendo feitos na educação do Estado e ressaltou a importância do programa. "A nossa gestão busca fazer a descentralização dos recursos públicos. Esses cursos vão alavancar a economia local e colaborar para que os nossos jovens não precisem sair dos seus municípios".
Para a execução do programa, a Seduc disponibilizará a estrutura física das escolas estaduais, onde ocorrerão as atividades, com a liberação de três salas de aula, sala administrativa e sala para laboratório de informática, que será equipada com 25 computadores pela Unitins, que também ofertará a conexão de rede. O laboratório será de uso compartilhado; no período noturno atenderá os cursistas da Unitins e no diurno, os estudantes da escola.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, ressaltou que o TO Graduado oportuniza a democratização do ensino superior no Tocantins. "Essa parceria da Seduc com a Unitins possibilita que os estudantes tenham acesso a uma educação superior e de qualidade, além de ser uma otimização dos recursos públicos, pois beneficia diretamente as unidades de ensino em que o programa funcionará".
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, apresentou os cursos que a comunidade poderá optar, sendo eles: cursos tecnólogos de Gestão pública, Agronegócios, Gestão de Mídias e Redes Digitais, Gestão em Turismo e Análise e Desenvolvimento de Software ( com início previsto para agosto) e ainda cursos de licenciatura de História e Pedagogia (com início previsto para fevereiro).
A estudante da 3° série do Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, Luana Alves de Santana, disse que está animada com a chegada dos cursos. "Como concluinte do ensino médio eu vejo essa ação como uma oportunidade de fazer um curso superior sem sair da minha cidade. É a realização de um sonho".
As apresentações e audiências já foram realizadas nos municípios de Colméia, Caseara, Itacajá, Guaraí e Sítio Novo.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente