Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
05/05/2022 - 17h42m

Governo do Tocantins capacita gestores dos Cras dos 139 municípios

Eliane Tenorio/Governo do Tocantins 
Foto: Raimundo Ferreira/Governo do Tocantins
Capacitações acontecem nos  dias 04, 05, 06 e 10 de maio
Capacitações acontecem nos dias 04, 05, 06 e 10 de maio

Com objetivo de realizar orientações técnicas  sobre a importância do IGDSuas com foco no IDCras, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social  (Setas), realiza capacitações, entre os dias 04 e 10, para secretários municipais e coordenadores de Centros de Referência de Assistência Social (Cras)  dos 139 municípios tocantinenses.

Nesta quinta-feira,05, a capacitação está sendo realizada para gestores municipais da Assistência Social, das regionais Norte II e Sudoeste.  A diretora do Suas na Setas, Halana Magalhães, informou que o IGDSuas  se compõe de IGDCras e execução financeira. "Os municípios que realizaram a execução financeira e consequente execução dos serviços têm maior índice do IDCras e terão prioridade nos recursos destinados aos municípios" ressaltou.  

"As capacitações são fundamentais para que as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) executem os serviços da Proteção Básica com qualidade", informou a assistente social da Setas, Aurora Moraes dos Santos Silva.  

Na quarta- feira, 04, a capacitação foi realizada com a participação de gestores  das regionais Norte I e Centro-Oeste. Carrasco Bonito está entre os municípios da regional Norte I e conseguiu fazer a execução dos serviços. O coordenador do Cras do município, José Cristino Oliveira Pereira falou da importância de participar das orientações da Setas. " Com as informações que recebemos da Setas conseguimos entender o processo, ofertar os serviços a tempo e obter prioridade para receber mais recursos", afirmou.

"A orientação do Governo do Tocantins, por meio da Setas, foi essencial ainda mais para o município que está iniciando a gestão", afirmou a diretora  de Assistência Social do município de Nazaré, Antônia Vieira da Silva.

Para  os municípios da regional Norte III as capacitações serão realizadas nos dias 06 e 10 de maio, atendendo todos os 139 municípios.
 
IDGsuas: O Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGDSuas) visa  avaliar a qualidade da gestão descentralizada dos serviços, programas,  projetos e benefícios socioassistenciais  em âmbito dos estados e municípios.  

Trata-se de um índice que varia de 0 (zero) a 1 (um) e mede os resultados da gestão descentralizada do SUAS. Ou seja, a atuação da gestão e implementação da Política  de Assistência Social. O IGDSuas busca, também, incentivar a articulação intersetorial com outras políticas públicas, visando, assim, garantir a qualidade da oferta do SUAS.

IDCras: é um indicador sintético que busca medir, de forma indireta, a "qualidade dos serviços" prestados nos Cras, tais como dimensões: Estrutura física, recursos humanos e oferta de serviços.

Serviço: Orientações sobre a importância do IGDSuas com foco no IDCras nos dias 04, 05,06 e 10 de maio de 2022 - Setas

8:30 h - Abertura
8:50 h - Apresentação GSuas – IGDSuas  
9 h - Pacto de convivência Dinâmica de apresentação 10h - Apresentação Proteção Básica –  IDCras – Dimensões e metas  
10:10 h - Apresentação Vigilância Socioassistencial e Importância da alimentação dos Sistemas da Rede Suas de Desenvolvimento do Cras,
11:30 h - Debate
12 h - Encerramento

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente