Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
22/02/2022 - 17h24m

Governo do Tocantins discute parceria com programa privado de assistência técnica agrícola para capacitar o produtor rural

Fabia Lazaro/Governo do Tocantins 
Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Gerente do AgroPlus no Tocantins, Douglas Carneiro, destaca os benefícios do programa ao produtor rural
Gerente do AgroPlus no Tocantins, Douglas Carneiro, destaca os benefícios do programa ao produtor rural
  • Reunião realizada no gabinete da  Semarh  contou com a participação da Seagro,  Naturatins e Ruraltins

A secretaria do Meio Ambiente e Recursos  Hídricos (Semarh) recebeu, nesta terça-feira,22,os gerentes Douglas Carneiro e Bernardo Pires da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para tratar da execução de um termo de parceria público-privada entre as partes para execução no Estado do programa privado de assistência técnica agrícola AgroPlus. O programa capacita gratuitamente o produtor rural na melhoria contínua da gestão da sua fazenda a partir de visitas técnicas para a análise e monitoramento de 182 indicadores sociais, ambientais e econômicos.

A reunião foi conduzida pela secretária executiva da Semarh, Karynne Sotero, acompanhada de técnicos e diretores da pasta, e do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, do subsecretário da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagro),  Adenaux Santana,  do vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Rafael Roques Felipe,  e demais técnicos das respectivas pastas.

O AgroPlus foi apresentado pelo gerente do programa no Tocantins, Douglas Carneiro que destacou a importância da iniciativa para ajudar os produtores na gestão das propriedades rurais com a melhoria dos indicadores sociais, econômicos e ambientais que formam o tripé da sustentabilidade.

"As ações sustentáveis realizadas no campo proporcionam benefícios diretos na melhoria de toda a cadeia, aportando saúde e segurança para todos os funcionários envolvidos e familiares residentes nas fazendas. Além da questão econômica e social, o Agro Plus auxilia os produtores no cumprimento do Código Florestal Brasileiro, evitando autuações e multas desnecessárias em questões socioambientais, explicou.

O programa já atende sete estados no país, incluindo,  Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, e os  estados do Matopiba:  Maranhão, Piaui, Bahia e, agora, o  Tocantins. No Estado, a meta é  contemplar em  torno de 200 produtores, anualmente,com as seguintes linhas de ação: Construções Rurais, Melhores Práticas de Produção, Qualidade de Vida, Qualidade do Produto, Responsabilidade Social e Viabilidade Econômica e Financeira.

A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, reafirmou o interesse em firmar a parceria com a Abiove para a operacionalização do programa no Estado, destacando a necessidade de reforçar o trabalho de monitoramento e combate aos incêndios florestais e ao desmatamento ilegal. 

"Essa agenda é de total interesse porque vai nos ajudar a implementar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e outras importantes  ações com a implantação do Selo Verde para termos acessos ao mercado internacional de venda de crédito de carbono " pontuou.O presidente do Ruraltins reiterou que "é fundamental a iniciativa privada investir na sustentabilidade, na produção,  em apoio ao agricultor rural".

A Semarh, em conjunto com as demais pastas, irão, a partir de agora, formatar a minuta de cooperação técnica,  para posterior assinatura  do termo de cooperação técnica previsto para o primeiro semestre do ano.

AgroPlus

O Programa AgroPlus é fruto de parcerias institucionais entre produtores rurais, indústria, sociedade civil, academia, governo e instituições financeiras, para o desenvolvimento de uma agenda sustentável comum. Existe um trabalho de estreita coordenação das atividades entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT/MG/MS/BA/MA), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (Faemg), o Instituto BioSistêmico (IBS), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente