Governo do Tocantins e parceiros vão às ruas para conscientizar população sobre combate ao Aedes aegypti - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
18/02/2016 - 00h00m

Governo do Tocantins e parceiros vão às ruas para conscientizar população sobre combate ao Aedes aegypti

Sara Cardoso e Juliana Matos / Governo do Tocantins 
Josy Carla / Governo do Tocantins
O governador Marcelo Miranda destacou que o Governo do Estado não tem medido esforços e está desenvolvendo ações de combate ao Aedes aegypti
O governador Marcelo Miranda destacou que o Governo do Estado não tem medido esforços e está desenvolvendo ações de combate ao Aedes aegypti

Dona Zulmira Lopes de Carvalho, de 73 anos, moradora do Setor Aureny IV, em Palmas, é um exemplo a ser destacado neste sábado, 13, Dia Nacional de Mobilização Zika Zero. A moradora teve a casa visitada pela equipe de Mobilização e deu uma verdadeira lição, nenhum criadouro do Aedesaegypti foi encontrado no seu quintal. 

"As pessoas têm que ter cuidado com o quintal. Todos os dias eu olho e quando tem algo que eu não posso fazer, peço ajuda aos meus netos. Juntos nós não deixamos latas, tampas de garrafa no chãoe o lixo é colocado no local correto. Essa é uma obrigação da gente, temos que fazer isso, assim como temos a obrigação de comer. A doença é ruim e não podemos dar chance pra esse mosquito", disse dona Zulmira que é mãe de nove filhos, 28 netos e 19 bisnetos, reforçando que seu exemplo já chegou a boa parte da família.

Ajudando a fiscalizar a residência, o ministro do Trabalho e Emprego, Miguel Rosseto, que veio aoTocantins juntamente com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, paraapoiar a mobilização, reforçou que as ações são simples e que todo o Brasil deve estar junto. "O exemplo da dona Zulmira é o que cada um deve fazer todo dia em sua casa. A população deve assumir sua responsabilidade, dois terços dos espaços de reprodução do mosquito são dentro das residências, dos quintais e para isso acabar só depende da gente. Hoje, o Tocantins está envolvido nesta campanha. Toda a estrutura pública está mobilizada em nível nacional e esta será uma campanha permanente. Se cada um fizer sua parte estará fazendo saúde pública", disse o ministro. 

A ministra Kátia Abreu também reforçou a orientação e destacou que o governo federal está otimistae confiante. "O problema é grave, mas nós temos solução pra isso. A própria presidenta Dilma está Ã frente dessa ação no Brasil inteiro e estamos promovendo  medidas integradas. A luta está dentro de casa e todos devem estar envolvidos neste processo", destacou. 

O governador Marcelo Miranda destacou que o Governo do Estado não tem medido esforços e está desenvolvendo ações de combate ao vetor, a exemplo da Sala Estadual de Coordenação e Controlepara o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, que foi estruturada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e atua principalmente no apoio à implantação das salas municipais e na consolidação das atividades realizadas nos municípios para o combate ao Aedes aegypti. 

"A situação é muito preocupante, mas nós temos algo muito importante, que é a união de forças paracombater esse mosquito. Eu já disse ao meu secretário de Saúde e toda a equipe de governo que nós temos que dar exemplo e já temos um belo trabalho sendo feito por meio da Sala de Controle. Vamos trabalhar a conscientização em todo o Estado para que as informações cheguem a todos os municípios. O secretário de Saúde, por exemplo, esteve nesta semana visitando 15 dos 19 hospitais também conscientizando os profissionais que trabalham na ponta para que consigamos mais resultados positivos", informou. 

Durante a mobilização, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, também reforçou a participação de cerca de 2 mil servidores que estão juntos na luta contra o mosquito e informou que as ações de conscientização na Capital serão contínuas. 

Sala de Controle 

O ministro do Trabalho, o governador Marcelo Miranda, técnicos e equipe do governo também aproveitaram a ação para conhecer a Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, instalada no Anexo I da Sesau. Lá o coordenador da sala, Evesson Farias, informou que 34 municípios do Estado já estão com salas de controle implantadas e que todos os outros municípios estão sendo orientados e recebendo apoio para a implantação do serviço. 

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Esner Musafir, reforçou o empenho dos técnicos da Sesau na busca de bons resultados. "Ã? uma equipe que trabalha 24 horas por dia para combater o mosquito. Nossa sala está estruturada e vai continuar apoiando os municípios e desenvolvendo atividades conjuntas de mobilização entre diversos setores do governo", destacou o secretário.

 Mais mobilização 

A mobilização em Porto Nacional contou com a atuação de 50 homens do Exército, 117 agentes comunitários de saúde e 45 agentes de combate a endemias que percorreram o Setor Vila Nova. Participando da ação juntamente com a ministra Kátia Abreu, o prefeito Otoniel Andrade reforçou que a sociedade não pode ser vítima do mosquito. "A comunidade tem que entender que o mosquito é pior que um leão, pois ele não desiste com um tapa e mata mais que leão. Temos que dar as mãos e lutar juntos", disse. A mobilização também aconteceu nos municípios de Paraíso do Tocantins e Miracema do Tocantins. Neste último município, técnicos da Defesa Civil Municipal e Estadual estão auxiliando as atividades nos setores Santos Dummont e Centro orientando os moradores e fazendo recomendações sobre as forma de prevenção. 

Ação Nacional 

Palmas e Porto Nacional fazem parte da relação de 115 municípios brasileiros considerados pelo governo federal como prioritários, conforme indicadores populacionais e taxas de incidência da Dengue nos meses de novembro e dezembro de 2015.  

A ação deste sábado conta com a participação de mais de 300 militares do Exército Brasileiro, 40 homens da Marinha e 100 da Polícia Militar do Estado. Eles estão auxiliando os agentes de combatea endemias e agentes comunitários de saúde e servidores públicos voluntários nas visitas feitas aos imóveis. 

Dados da Sesau revelam que em 2015, em todo o Tocantins, foram realizadas 3.981.786 inspeções prediais por agentes de endemias dos 139 municípios. A estimativa é que no Tocantins existam 592.899 imóveis urbanos e que cada imóvel foi inspecionado em 2015 cerca de sete vezes.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente