Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
06/05/2020 - 08h54m

Governo do Tocantins esclarece medidas de enfrentamento da Covid-19 durante reunião na Assembleia Legislativa

Erlene Miranda/Governo do Tocantins 
Fotos: André Araújo/Governo do Tocantins
Edgar Tollini explicou as próximas ações da gestão estadual no combate à doença
Edgar Tollini explicou as próximas ações da gestão estadual no combate à doença
  • Edgar Tollini explicou as próximas ações da gestão estadual no combate à doença

Na tarde desta terça-feira, 05, foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Reunião Extraordinária da Comissão de Saúde sobre os investimentos realizados no combate à Covid-19 pelo Governo do Tocantins. O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Dr. Edgar Tollini, foi convidado para participar e responder questionamentos dos deputados sobre as medidas realizadas pela Pasta no combate à pandemia.

Durante a reunião, o secretário da SES ressaltou que não há ausência de EPIs para os profissionais de Saúde, especialmente os que tem trabalhado diretamente no combate à Covid-19. Também esclareceu que os testes para Covid-19 são realizados de acordo com avaliação médica, explicando que "os testes só são feitos com autorização do médico, após avaliação".

Hospitais de campanha

O secretário explicou que a pasta está trabalhando e também aguardando execução das emendas para a instalação dos hospitais de campanha. "Estamos nos empenhando para implantá-los, pois esses hospitais custam caro e sabemos que, para a instalação, é preciso que os recursos venham de emendas, do tesouro e do Ministério da Saúde, senão não teremos como executar".

"Hoje está sendo mapeada a expansão da assistência em Araguaína, a minha equipe não está parada, estamos avançando em Gurupi também", esclareceu o titular da SES em relação à ampliação da oferta de leitos no enfrentamento. Tollini ainda esclareceu que o crescimento está dentro do esperado e os números atingidos no início do mês estavam próximos da previsão encaminhada à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Teste aos caminhoneiros

O gestor esclareceu que o Governo busca implantar barreiras sanitárias nos postos da Polícia Federal (PF), nas divisas do Estado, aplicando questionários aos caminhoneiros e testes. O secretário explicou que as barreiras atuarão com medidas de aconselhamento, que serão ocionais. Edgar também ressaltou que o Governo do Tocantins irá promover ações simultâneas com testes rápidos em caminhoneiros nas divisas do Estado, a ação será realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e secretarias municipais de Saúde, com a SES e deve testar até 360 caminhoneiros em 03 dias em Araguaína, Colinas e Gurupi.

Deputados

Durante a sessão, os deputados puderam esclarecer os questionamentos relacionados às medidas de enfrentamento à Covid-19 e reconheceram as ações da Secretaria durante a pandemia.

O deputado estadual Olynto Neto parabenizou a gestão da SES pelo trabalho desenvolvido e sugeriu a valorização dos servidores da Saúde que estão trabalhando diretamente no enfrentamento à Covid-19, por meio de gratificação ou reconhecimento. "Esses servidores merecem um reconhecimento diferenciado, eles estão trabalhando, expostos, mas estão à disposição, cumprindo sua função, e lutando, defendendo o nosso Estado", disse.

Estavam presentes Valderez, deputada que presidiu a sessão, e os deputados Cláudia Lélis, Luana Ribeiro, Zé Roberto Lula, Amélio Cayres, Júnior Geo, Wanda Monteiro, Elenil da Penha, entre outros.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente