Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
16/09/2021 - 22h50m

Governo do Tocantins lança, em Aurora, projeto piloto Avança Turismo

Wladimir Machado/Governo do Tocantins 
Divulgação ADETUC

Integrar ações dos diversos órgãos e instituições público/privadas para prestar atendimentos e orientações ao trade turístico local e a sociedade em geral para o desenvolvimento do turismo na região. Este é o principal objetivo do projeto Avança Turismo Tocantins, desenvolvido pelo Governo Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa. A primeira edição do projeto piloto será lançada no município de Aurora do Tocantins, a 496 Km de Palmas, na região sudeste do Estado, nesta terça-feira, 21, na Escola Municipal Marcolina de Almeida Tavares.

Em Aurora do Tocantins, o projeto Avança Turismo Tocantins ocorrerá no período de 21 a 26 de setembro, com vasta programação destinada ao trade do turismo da região. Durante a programação, serão realizados trabalhos de sensibilização das empresas e prestadores de serviços para inserção no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), orientação sobre crédito e requisito para acessar financiamento do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), informações sobre os procedimentos de licenciamento ambiental, qualificação profissional na rede hoteleira, repasse de informações a respeito da inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, além de orientações sobre a Plataforma Integrada do Turismo (PIT). Também fará parte da programação do evento o repasse de informações para fomentar a formalização de empresas (fiscal, sanitária e ambiental), além do fomento à Agroindústrialização de Alimentos Regionais

Segundo o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o Avança Turismo Tocantins é um projeto que fomenta toda a cadeia do turismo Tocantinense. "A gestão municipalista do governador Mauro Carlesse, entende a importância do turismo para o desenvolvimento regional por meio da atividade turística. Nesse sentido, a vocação turística da região de Serras Gerais será impulsionada com essa ação do governo, promovendo a atração de investimentos e o desenvolvimento econômico e social da região", argumenta Mariano, ressaltando que a ideia do Governo do Tocantins é levar o Avança Turismo Tocantins para as sete regiões turísticas do Estado.

Na abertura da cerimônia de lançamento do projeto, será apresentado o vídeo promocional de Turismo da região de Serras Gerais música "Serras Gerais" com a composição de Juraildes da Cruz, e com direção musical Lucimar, Violão - Jairo Reis, e interpretação de Juraildes da Cruz, Genésio Tocantins, Dorivan, Braguinha Barroso, e do grupo Amazonicantoria.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança preconizados pelos órgãos de saúde, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus.

O projeto piloto Avança Turismo Tocantins conta com a parceria das  seguintes instituições e órgão estaduais: Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), Agência de Fomento (Fomento), Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (ABRASEL); Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS); Secretaria da Agricultura e Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins (SEAGRO); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) e Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur).

Serras Gerais

Região Turística das Serras Gerais abriga um dos destinos mais diversificados do Tocantins com atrativos naturais e roteiros de experiência.

Atrativos como o Azuis, um dos menores rios do mundo, em Aurora; a translúcida Lagoa da Serra, em Rio da Conceição; a espetacular Lagoa do Japonês, em Pindorama. Dá para praticar snorkel, rafting, boia cross e muitas outras aventuras, são alguns dos lugares que encantam os visitantes.

Diversas Trilhas e cachoeiras são encontradas nos municípios de Dianópolis, Rio da Conceição, Aurora e Natividade. Em Almas, o Cânion Encantado é um dos atrativos que impressiona pela sua beleza e dimensão. A região ainda possui grutas e cavernas.

A região também se destaca pelas tradições culturais a exemplo do centro histórico tombado como patrimônio nacional, em Natividade, as Cavalhadas de Taguatinga, o "entrudo" no Carnaval arraiano e muitas festas religiosas.

Tudo isso acompanhado de uma simples e deliciosa gastronomia, baseada nas referências sertanejas e produtos típicos do Cerrado.

Na gastronomia, destacam-se a Paçoca de carne seca, biscoito "amor perfeito", geleias, doces e licores dos mais variados frutos do cerrado tocantinense.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente