Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 27 de abril de 2024.
16/12/2021 - 12h37m

Governo do Tocantins proporciona resgate da cidadania com a descentralização dos Núcleos de Identificação

Vania Machado/Governo do Tocantins 
Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins
Com a implantação do Núcleo de Identificação, a população de Almas e dos municípios vizinhos terão acesso facilitado para a emissão da Carteira de Identidade ou da segunda via do documento
Com a implantação do Núcleo de Identificação, a população de Almas e dos municípios vizinhos terão acesso facilitado para a emissão da Carteira de Identidade ou da segunda via do documento

A descentralização dos Núcleos de Identificação tem feito a diferença na vida dos moradores principalmente das cidades do interior do Estado do Tocantins. Nesses pouco mais de 50 dias de gestão do governador em exercício Wanderlei Barbosa, dois novos núcleos foram inaugurados: Ananás em 27 de novembro e Almas no dia 8 de dezembro.

Em Ananás, por exemplo, os moradores antes precisavam se deslocar até Araguaína para obter o Registro Geral (carteira de identidade). É o caso do consultor de vendas Deyvid da Silva Paxeco e da dona de casa Djane Pereira da Silva.

"Fiz minha identidade em 2006, quando era adolescente ainda. Há tempos precisava renovar o documento, mas para isso eu tinha que ir até Araguaína, o que para mim é difícil, devido ao trabalho. Com a chegada desse Núcleo aqui na cidade vai facilitar demais para toda a população", considerou Deyvid Paxeco, de 30 anos, que agora aguarda a chegada do novo documento.

Já a dona de casa Djane Pereira da Silva, 29 anos, levou seus quatro filhos, de 12, 9, 4, e um recém-nascido, todos ainda sem RGs, para fazer os documentos no dia da inauguração do Núcleo de Identificação. "As escolas já estão exigindo o documento de Identidade, ainda não tinha feito porque precisava me deslocar com todas as crianças para outro município. Decidi esperar, pois fiquei sabendo que nossa cidade estava sendo contemplada com este Núcleo de Identificação", contou a mãe.   

Em Almas, Dona Sirlene Miranda dos Reis foi uma das primeiras moradoras a chegar ao local, no dia em que o Núcleo foi inaugurado. "Meus dois filhos, um de 10 e outro de 12 anos, ainda não têm o Registro Geral (RG) justamente por conta da distância para fazer a emissão do documento, agora farei o RG deles aqui e com certeza outras pessoas também terão a mesma oportunidade", destacou Sirlene Miranda. 

Dignidade

O governador Wanderlei Barbosa enfatizou que a descentralização dos serviços públicos não só facilita a vida da população como também a aproxima do poder público. "Ter uma carteira de identidade é um direito básico das pessoas. Quando a gente descentraliza os serviços estamos garantindo esse direito e aproximando essa pessoa do poder público. É importante esse sentimento de pertencimento, de saber que o Governo é atuante e faz seu papel de melhorar a vida da população para que viva com dignidade", destacou o Governador.

O Núcleo de Identificação de Ananás representa uma antiga demanda reclamada pela população e vai atender ainda os moradores de cidades circunvizinhas como Cachoeirinha, Angico, Riachinho, que somam mais de 20 mil habitantes. Já Almas, localizada na região sudeste, conta com uma população estimada de 7,5 mil habitantes.

Ao todo, o Tocantins conta com 80 núcleos de atendimentos para emissão de 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade. Os serviços são coordenados pela Superintendência de Polícia Científica, por meio do Instituto de Identificação, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente