Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
02/06/2022 - 19h39m

Governo do Tocantins realiza 4.429 cirurgias eletivas em sete meses

Aldenes Lima-Governo do Tocantins 
Foto: André Araújo
Hospitais estaduais seguem com produção de cirurgias eletivas
Hospitais estaduais seguem com produção de cirurgias eletivas
  • Hospitais são equipados para ampliar a realização de procedimentos cirúrgicos

Mais 713 famílias foram beneficiadas com procedimentos eletivos, no mês de maio de 2022, no Estado do Tocantins. Esta foi a produção das unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual e das pactuadas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os atendidos são cadastrados na Central Estadual de Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

De 20 de outubro de 2021 a 01 de junho de 2022, o Tocantins realizou mais de 4.429 procedimentos eletivos, sendo 3.275 só em 2022, número superior ao efetuado nos dois anos anteriores. Em 2020 o Estado fez 2.626 cirurgias eletivas e 2.729, em 2021. A produção faz parte do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico), conhecido como "Opera Tocantins".

Uma das pessoas atendidas foi Gideane Martins da Silva, que fez um procedimento em Paraíso do Tocantins e falou sobre o atendimento. "Desde a chegada ao hospital até a realização da cirurgia tudo ocorreu bem. Estava a muito esperando, mas graças a Deus deu tudo certo e agora já aguardo alta para ir pra casa e seguir minha vida com normalidade", afirmou.

A normalidade citada pela paciente é o que busca da Gestão Estadual, segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva. "Nosso objetivo é garantir que a população que necessita dos serviços de Saúde, seja atendida em tempo hábil, tenha solução para seus problemas e retome sua rotina seja ela qual for. Este resultado final é o nosso foco: uma sociedade sadia e ativa", disse.

Para garantir que os serviços cirúrgicos sejam expandidos, o Governo do Tocantins tem equipado os hospitais estaduais. Já começaram a serem disponibilizados 154 equipamentos, sendo 37 novas mesas cirúrgicas e 120 monitores multiparamétricos. As mesas foram adquiridas por meio de licitação, com investimento total de R$4.267.900,00, recursos destinados pela bancada parlamentar federal do Tocantins. E os monitores recebidos do Ministério da Saúde (MS).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente